ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Política

Primeiro processo contra Bernal pode sair antes do fim da CPI do Calote

Zemil Rocha | 05/08/2013 16:40
Presidente comunicará a Câmara amanhã sobre pedido de cassação (Foto: Arquivo)
Presidente comunicará a Câmara amanhã sobre pedido de cassação (Foto: Arquivo)

O primeiro processo de cassação contra o prefeito Alcides Bernal (PP) pode nascer antes de a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Calote. O presidente da Câmara de Campo Grande, vereador Mario Cesar (PMDB), informou, esta tarde, que amanhã vai dar conhecimento à Casa sobre o pedido de abertura de processo contra Bernal protocolado pouco antes do recesso parlamentar de julho por Milena Trombine Saliba e Youssef Saliba, donos de uma área na Via Parque que não pode ser vendida por causa da negativa do prefeito de conceder a inscrição imobiliária.

Mesmo havendo um parecer jurídico do procurador-geral do Município, Luiz Carlos Santini, pela ativação da inscrição imobiliária do terreno subsistente, de 6.566 metros quadrados, e pedidos oficiais de liberação, Bernal sentou em cima do processo, impedindo que os donos da área efetivem a venda do imóvel a uma empresa nacional de renome, o Grupo Pão de Açúcar.

“Já determinei à Procuradoria Jurídica da Câmara para olhar o pleito e, amanhã, durante a sessão, vamos dar conhecimento ao plenário da Câmara”, informou Mario Cesar. Indagado sobre o parecer, o presidente disse que a conclusão lhe será apresentada também nesta terça-feira. “Espero que antes da sessão”, afirmou.

Para a construção da Via Park foram desapropriados vários imóveis entre os quais o de Milena Saliba, próximo ao prédio da Plaenge. A desapropriação incidiu sobre um pedaço para contemplar a avenida. Originalmente, o terreno tinha 6.976 metros quadrados. Com a intervenção da prefeitura, no lugar dele sugiram dois novos imóveis: lote NM, com área de 410,7 m2, matriculado sob o nº 225.221 da 1ª Circunscrição do Registro Imobiliário, desapropriado nos termos do decreto municipal nº 12.089, de 31 de dezembro de 2012; e lote MT (remanescente), objeto da matrícula 225.220 da 1ª CRI, com área de 6.566,12 m2, que continuou de propriedade de Milena e Youssef Saliba.

Embora já instado várias vezes, inclusive por ofício, a liberar a inscrição imobiliária da área restante, o prefeito Alcides Bernal permaneceu inerte. A situação prejudica o casal Saliba e também a própria prefeitura, que estaria deixando de arrecadar cerca de R$ 18 mil em IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). “A Prefeitura lançou IPTU na inscrição antiga, que já está cancelada, e isso atrapalha a arrecadação do Município. Os proprietários não vão pagar imposto sobre imóvel que não mais existe”, informou o advogado de Milena Saliba, Joseph Georges Sleinan.

CPI do Calote – Na opinião do presidente da Câmara de Campo Grande, se não houve fato novo, a CPI do Calote deve encerrar seu relatório até o final deste mês de agosto. “Se não aparecer fato novo, acredito que nesse mês ela termine”, declarou o peemedebista.

Mario Cesar lembra que nestes pouco mais de 50 dias da CPI do Calote as investigações já se ampliaram bastante. “A cada mexida na CPI surge um fato novo e não dá para fazer coisas seccionadas. Aí bre leque muito grande de informações, com novas diligências e investigações”, explicou o dirigente. A CPI tem 90 dias para concluir seus trabalhos, prazo, porém, que pode ser estendido por mais 90 dias se houve pedido de prorrogação.

Com o relatório em mãos, o que acredita esteja pronto até o final deste mês, o presidente da Câmara vai apresentá-lo ao plenário. Questionado se for pedida a criação de uma Comissão Processante contra Bernal, Mario Cesar respondeu: “Aí coloco em votação, sou obrigado a fazer isso, não tem como fugir a essa regra”.

Nos siga no Google Notícias