ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Procurador de Justiça, secretário formaliza pedido de retorno ao MPE

Decisão impede que titular continue no cargo por ser procurador de Justiça

Mayara Bueno | 24/03/2016 08:51
Silvio Maluf, então secretário da Sejusp. (Foto: Arquivo)
Silvio Maluf, então secretário da Sejusp. (Foto: Arquivo)

O secretário da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Silvio Maluf, pediu formalmente a suspensão da licença do cargo que ocupa no MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul). O assunto será pautado na reunião do Conselho Superior do órgão da próxima terça-feira (29).

Maluf é procurador de Justiça, mas se licenciou em dezembro de 2014 para assumir o cargo de titular da pasta estadual, assim como seu adjunto na pasta, Helton Fonseca Bernardes, que também é procurador.

No entanto, uma decisão nacional de 9 de março, com validade para o restante do País, impede membros do Ministério Público de atuarem no Poder Executivo, portanto, eles precisam ser exonerados do governo e, por isso, pedem o retorno ao MPE. O secretário-adjunto também pediu a suspensão de sua licença.

Assim que a decisão foi divulgada, o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), disse que cumpriria a determinação em 20 dias, prazo estipulado na decisão. No Diário Oficial do Ministério Público, na versão de segunda-feira (28), o Conselho pauta para análise o expediente encaminhado por Maluf, que “requer a suspensão da licença concedida para exercer a função de Secretário”.

A decisão é relativa a nomeação do procurador baiano Wellington César Lima como ministro da Justiça, é vinculante, ou seja, vale para todo o País.

Novo nome - O provável nome que pode substituir Maluf é o deputado estadual José Carlos Barbosa (PSB). Ele foi convidado oficialmente pelo governador para assumir a pasta, mas pediu prazo até segunda-feira (28) para dar a resposta.

Caso Barbosinha aceite o convite e assuma a pasta de Segurança, ele abre vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul para o ex-comandante da Polícia Militar, Carlos Alberto Davi dos Santos.

Nos siga no Google Notícias