ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Política

Procurador de MS está na disputa pelo comando do MPF

Redação | 18/05/2009 17:18

O chefe da Procuradoria Regional da República em Mato Grosso do Sul, Blal Yassine Dalloul, é um dos seis candidatos para compor a lista tríplice do cargo máximo do MPF (Ministério Público Federal). A eleição, para definir os três nomes que serão encaminhados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acontecerá nesta quinta-feira. O indicado substituirá o procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza.

Amanhã, Blal Yassine Dalloul participa de debate, promovido pela ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República), junto com os outros cinco candidatos: vice-procurador-geral Roberto Monteiro Gurgel, subprocuradora Ella Wiecko, subprocurador Wagner Gonçalves, subprocurador Eitel Santiago e procurador regional em Londrina Mário Ferreira Leite.

Pela primeira vez na história do MPF, os candidatos não são apenas subprocuradores. Dalloul e Leite são os primeiros procuradores candidatos e correm como azarões na disputa. O favorito na disputa seria Gurgel, que conta com o apoio do atual chefe do MPF e do ex-procurador-geral da República, Cláudio Fontelles. Outros dois com chance de compor a lista tríplice e serem indicados pelo presidente Lula são Ella Wiecko, que compôs a lista em três ocasiões, e Gonçalves, que foi o segundo colocado no ano passado.

Segundo a ANPR, 1,1 mil procuradores da República participam da votação em todo o País. Desde 2003, o presidente Lula tem indicado o mais votado. Isto mostra a importância da campanha dos candidatos para ser o topo da lista tríplice a ser encaminhada nesta sexta-feira.

Nos siga no Google Notícias