ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Política

Professores cedem em nova proposta que pode acabar com greve

Mais flexíveis, docentes aceitam aumento de 3,28% e aplicação da Lei do Piso até outubro de 2017

Alberto Dias | 06/05/2016 09:20
Categoria em assembleia nesta sexta-feira (6) para votar o fim da greve. (Foto: Marcos Ermínio)
Categoria em assembleia nesta sexta-feira (6) para votar o fim da greve. (Foto: Marcos Ermínio)

Professores da rede municipal estão reunidos em assembleia que pode por fim à greve da categoria em Campo Grande. Nesta quinta-feira (5), eles apresentaram nova proposta ao prefeito Alcides Bernal (PP) em que aceitam um reajuste escalonado até outubro de 2017, desde que contemple a Lei 5411, ou seja, com pagamento de retroativos que somam 24,37%. Deste total, 11,36% são referentes a 2016 e 13,01% correspondentes à correção não realizada em 2015.

“Agora, a Prefeitura deve apresentar um cronograma detalhando os percentuais e em quais meses eles serão aplicados”, explicou ao Campo Grande News o presidente da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais de Educação Pública), Lucílio Nobre.

Conforme ele, para que a greve acabe eles pediram, ainda, reposição imediata da inflação de janeiro a abril, que soma 3,28%. No projeto que tramita na Câmara Municipal, a Prefeitura oferece 2,79%, correspondentes à inflação de janeiro a março.

A nova proposta dos professores foi protocolada no fim da tarde de ontem na Prefeitura, após reunião da ACP com o secretário de Finanças, Disney Fernandes; o procurador municipal Denir de Souza Nantes e o ex-secretário e agora assessor especial, Paulo Pedra. Pela manhã, eles foram recebidos rapidamente por Bernal, que determinou à sua equipe que alinhasse tudo com o sindicalistas.

Balanço da greve - Nesta sexta-feira o número de professores em greve permanece o mesmo, cerca de 500 conforme o sindicato, que culmina na paralisação parcial de 56 escolas municipais, além de seis Ceinfs (Centros de Ensino Infantil).

Trata-se da segunda greve consecutiva na Capital, onde o ano letivo começou em 15 de fevereiro. No ano passado, os alunos enfrentaram greve por 77 dias. A Reme (Rede Municipal de Ensino) tem 95 mil alunos e cerca de sete mil professores, incluindo os Ceinfs, segundo a Semed (Secretaria Municipal de Educação).

Nos siga no Google Notícias