ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Projeto adequa Constituição para aumento de vereadores

Redação | 09/12/2009 12:56

PEC (Proposta de Emenda Constitucional) para adequar a Constituição Estadual ao aumento na quantidade de vereadores nas Câmaras Municipais de Mato Grosso do Sul foi aprovada, nesta terça-feira, em primeira e segunda votação, mas segue para redação final por ter sofrido emendas. A proposta é do deputado estadual Reinaldo Azambuja (PSDB).

Se a proposta for aprovada, um dos artigos da Constituição Estadual passa a dizer que "para a composição das Câmaras Municipais serão observados os limites máximos previstos na Constituição Federal", recentemente alterada.

Pela redação atual da Constituição do Estado, a quantidade de vereadores é dividida em dez faixas, de acordo com a população de cada município. Agora, serão 15 faixas.

No entanto, essas alterações não garantem o aumento na quantidade de vereadores, conforme o secretário judiciário do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) e professor de Direito Eleitoral, Hardy Waldschmidt. "A Emenda Constitucional não determinou o número de vereadores das Câmaras Municipais, mas, apenas e tão-somente, estabeleceu os limites máximos para a sua composição", ressaltou.

Para que ocorro o aumento, cada Câmara terá ainda que alterar as Leis Orgânicas Municipais. Além disso, a alteração só vale a partir das eleições de 2012.

Nos siga no Google Notícias