ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Projeto dá desconto de 50% na conta de telefone de gago

Redação | 05/08/2009 10:00

Um projeto aprovado hoje pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) concede desconto de 50% na conta de telefone para quem tem distúrbios na fluência e temporalização da fala, como gagueira. A estimativa é de que 20 mil pessoas em Mato Grosso do Sul gaguejam.

Conforme o projeto do deputado Diogo Tita (PMDB), terá direito ao desconto todos os que diferem o problema de fala e apresentarem atestado médico comprovando essa condição.

Ainda conforme a proposta, as empresas deverão instalar nos aparelhos destinados a estes cidadãos, bloqueadores visando a não utilização indevida. A proposta não detalha como deverá funcionar esses bloqueadores.

Na Justificativa, Tita argumenta que "para o gago, a produção da fala é uma atividade trabalhosa" e que "o gago demora mais para falar, conforme o grau da gagueira demora muito mais".

A proposta terá que ser aprovada em duas votações pelo plenário antes de seguir para sanção do governador André Puccinelli. Conforme a Abra Gagueira (Associação Brasileira de Gagueira), em todo o Brasil, 2 milhões de pessoas apresentam o problema.

Nos siga no Google Notícias