ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

Projeto de combate à pobreza beneficia 23 cidades de MS

Redação | 17/06/2008 12:40

O governador André Puccinelli assinou nesta terça-feira, em cerimônia no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, um acordo de adesão com o Governo Federal ao programa Territórios da Cidadania, que tem o objetivo de superar a pobreza e gerar trabalho e renda.

São atendidos municípios com o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do País e de pouco dinamismo econômico.

Os investimentos são divididos em duas áreas: o chamado Território da Grande Dourados, com R$ 116 milhões e o Território da Reforma, que terá R$ 83 milhões.

O Território da Cidadania da Reforma abrange Anastácio, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracaju, Nioaque, Sidrolândia e Terenos. São mais de 189 mil habitantes, dos quais 52,3 mil (27,41%) vivem na área rural. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio de 0,75 (quanto mais próximo de 1 melhor é considerada a área).

No local estão 338 agricultores familiares, 8.8 mil famílias assentadas, 358 famílias de pescadores, três comunidades quilombolas e seis territórios indígenas.

Já o Território da Cidadania de Grande Dourados abrange Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Juti, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Vicentina. O IDH médio é de 0,76 nesses locais, com 6 mil agricultores familiares, 1,8 mil famílias assentadas, 186 famílias de pescadores, 2 comunidades quilombolas e 7 terras indígenas.

Ao contrário de outros projetos sociais, o Territórios da Cidadania é um esforço concentrado do Governo: ele combina diferentes ações, 115 no total, envolvendo todos os Ministérios.

Mais um - Em Mato Grosso do Sul são 23 municípios no total, mas Puccinelli pediu mais, quer que Aquidauana seja incluída no projeto por ter o perfil para a região denominada
Nos siga no Google Notícias