ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Política

Projeto de lei pretende instalar brinquedos adaptados em área de lazer

Nyelder Rodrigues | 10/04/2013 20:13
Projeto visa garantir acesso ao lazer previsto pela Constituição Federal (Foto: Divulgação)
Projeto visa garantir acesso ao lazer previsto pela Constituição Federal (Foto: Divulgação)

O deputado estadual Zé Teixeira (DEM) apresentou nesta quarta-feira (10), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, um projeto de lei que visa garantir a instalação de brinquedos adaptados áreas de lazer do Estado.

Conforme o projeto, praças, parques, escolas públicas e creches do Mato Grosso do Sul devem contar com brinquedos adaptados para deficientes, já que o artigo 6º da Constituição Federal aponta o lazer como direito social.

Ainda assim, quase todos os brinquedos instalados nas áreas de lazer do Estado contam com condições de uso apenas para crianças sem deficiência física, motora ou sensorial.

“Este projeto de lei garante espaços especialmente adaptados para deficientes nos parques e áreas de lazer, e tende a cooperar para reintegração destas crianças, que hoje passam boa parte do tempo em instituições especializadas”, contou o deputado Zé Teixeira.

O acesso a esse tipo de entretenimento constitui-se na importância de não apenas retratar o direito que as crianças deficientes têm de usufruir desses espaços, mas também porque por meio destas brincadeiras elas iniciam o processo de autoconhecimento, vivenciam experiências com o meio externo e, a partir daí, passam a interagir com o mundo.

Nos siga no Google Notícias