ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Política

Projeto de lei quer criar campanha permanente contra uso do narguilé na Capital

Jéssica Benitez | 01/09/2013 13:01
Projeto de lei quer criar campanha permanente contra uso do narguilé na Capital

No começo pode parecer brincadeira, mas o uso do Narguilé, instrumento criado para fumar tabaco com filtro de água, aspirado por meio de uma mangueira, pode ser tão prejudicial à saúde quanto o uso do cigarro convencional de forma continua. Segundo pesquisa da OMS (Organização Mundial da Saúde) 60 minutos tragando o que há dentro de um narguilé corresponde a mais ou menos 100 cigarros.

Mesmo com tamanha consequência o trabalho de conscientização dos malefícios ainda é tímido, principalmente entre os jovens, por isso tramita na Câmara Municipal de Campo Grande projeto de lei que visa implantar permanentemente campanha educacional acerca do assunto.

A matéria, do vereador Ayrton Araújo (PT), foi elaborada com base em pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre tabagismo apontou, em 2008, que cerca de 300 mil pessoas usavam o narguilé no país, sendo que, deste total, 40% tinham entre 15 e 24 anos de idade.

Com estes dados estatísticos, a intenção é prevenir, orientar e chamar a atenção das pessoas para um problema de saúde pública, que vem crescendo a cada ano em nossa cidade. Para ascender o acessório é necessário uso de nicotina e as mesmas 4.700 substâncias tóxicas do cigarro convencional.

Nos siga no Google Notícias