ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Projeto de Trad libera investigação para promotores em três casos

Aline dos Santos | 19/04/2013 11:08
Substitutivo de Fábio Trad prevê investigação conjunta. (Foto: Daniel Ângelo)
Substitutivo de Fábio Trad prevê investigação conjunta. (Foto: Daniel Ângelo)

O deputado federal Fábio Trad (PMDB) apresentou projeto substitutivo à PEC 37 (Proposta de Emenda Constitucional) para que em três modalidades de investigação o procedimento seja compartilhado pela polícia e pelo MPE (Ministério Público Estadual).

Protagonista de muita polêmica e apelidada de PEC da Impunidade por promotores e PEC da Legalidade pelos delegados, o projeto abriu uma guerra para saber quem tem, de fato, direito a comandar investigações criminais no Brasil.

“O substitutivo propõe que a titularidade é da polícia. Mas em casos de crime contra administração pública, praticados por agentes políticos e públicos e organizações criminosas, as investigações sejam realizadas pela polícia e pelo Ministério Público em conjunto”, afirma Fábio Trad.

De acordo com ele, a proposta será analisada quando a PEC for votada em plenário. Ainda não tem data para a votação, mas, a previsão é que ocorra em maio.

A PEC foi apresentada pelo deputado federal e delegado Lourival Mendes (PTdoB/MA). A proposta prevê que a investigação criminal seja feita “privativamente” pelas polícias federal e civil. O autor do projeto justifica que “faltam regras claras definindo a atuação dos órgãos de segurança pública”.

Para os promotores, a alteração privilegia a classe política, alvo constante de apurações sobre crime do “colarinho branco”. Já os delegados acusam o Ministério Público de só assumir casos com repercussão na mídia, menosprezando situações sem potencial midiático.

Nos siga no Google Notícias