ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Projeto de transparência na distribuição de casas da Agehab é vetado

Ludyney Moura | 07/07/2014 14:47
Governador afirmou que projeto de Osvane invadia competência do Governo do Estado. (Foto: Divulgação)
Governador afirmou que projeto de Osvane invadia competência do Governo do Estado. (Foto: Divulgação)

O governador André Puccinelli (PMDB) decidiu vetar o projeto de lei que dispõe sobra a publicidade e transparência dos cadastros de programas habitacionais e sociais do Estado, de autoria do deputado estadual Osvane Ramos (PROS). A informação é do Diário Oficial de hoje (7).

O chefe do Executivo estadual justificou o veto alegando que o texto apresentado no projeto de lei “padece de vício de inconstitucionalidade, exigindo o veto jurídico”. André afirma ainda que a matéria já havia sido analisada em 2011, e vetada naquele ano.

Nas razões do veto, o governador afirma que, “embora louvável”, a proposição de Osvane “invade a competência do Chefe do Poder Executivo Estadual de iniciar o processo legislativo, tendo em vista que a matéria em referência constitui 'ato típico de administração', reservado à direção superior da administração estadual”.

Outros dois vetos foram publicados hoje no Diário Oficial do Estado. O primeiro que queria a estadualização da estrada vicinal denominada 'Estrada Boiadeira', localizada no município de Sidrolândia, foi negado porque o Governo entendeu que este, o município, possui autonomia para administrar e gerir despesas necessárias para manutenção e conservação da via em questão, com o intuito de impulsionar a atividade agropecuária e turística da região. A proposta era do deputado Marquinho Trad (PMDB).

O outro veto foi à proposta do deputado Maurício Picarelli (PMDB), que estabelecia uma jornada diária de seis horas diárias de trabalho para os profissionais da fonoaudiologia. O Executivo entendeu que a matéria é de abrangência nacional, e que a legislação sobre o tema caberia à União.

O Diário Oficial também trouxe hoje a sanção ao projeto de lei trata da aprovação, pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado, a indicação de conciliadores e juizes leigos, dentre os indicados pelo Juiz togado, titular do Juizado Especial.

Nos siga no Google Notícias