ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Projeto defende divulgação de tributos pagos em cada produto

Leonardo Rocha | 14/09/2015 09:01
Projeto de Cabo Almi quer dar mais transparência ao consumidor em que tributos paga ao comprar um produto (Foto: Victor Chileno)
Projeto de Cabo Almi quer dar mais transparência ao consumidor em que tributos paga ao comprar um produto (Foto: Victor Chileno)

O projeto de autoria do deputado Cabo Almi (PT) prevê a divulgação dos tributos pagos em produtos, para que a população saiba realmente o que interfere e aumenta o valor do preço da mercadoria. A intenção é um esclarecimento ao consumidor, para dar mais transparência nesta compra.

De acordo com o autor da proposta, o objetivo é garantir que os consumidores estejam bem informados, sobre quais impostos incidem nas mercadorias. Esta relação deverá ser feita a cada mercadoria ou serviço, de forma separada, inclusive quando existir regimes jurídicos tributários diferenciados dos respectivos fabricantes, varejistas e prestadores de serviços,.

“É direito básico do cidadão ter pleno conhecimento de quanto lhe custa o aparelho do Estado e de que forma tais valores lhe são cobrados” Os valores dos tributos devem estar fixados em painel afixado em local visível do estabelecimento e serem divulgados por qualquer outro meio eletrônico ou impresso.

Quem não cumprir pode sofrer sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor. O projeto agora segue para tramitação nas comissões permanentes, para depois ser enviado ao plenário da Casa de Leis, onde os deputados vão avaliar sua legalidade e mérito.

Nos siga no Google Notícias