ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Projeto fixa jornada de trabalho de 30 horas semanais a psicólogos

Leonardo Rocha | 20/04/2015 10:41
Deputado Pedro Kemp ressaltou que com redução de jornada, profissionais terão produção melhor (Foto: Roberto Higa/ALMS)
Deputado Pedro Kemp ressaltou que com redução de jornada, profissionais terão produção melhor (Foto: Roberto Higa/ALMS)

O projeto do deputado Pedro Kemp (PT) fixa em 30 horas semanais a jornada de trabalho dos psicólogos, em Mato Grosso do Sul. O parlamentar explicou que o próprio Sindicato da categoria o procurou para fazer esta regulamentação e assim tornar o trabalho mais produtivo no Estado. A proposta especifica que com esta alteração, não haverá redução de salário.

“Os psicólogos lidam diariamente com problemas que envolvem morte, agressividade e angústias, ou seja, uma carga emocional muito intensa. A redução da jornada dará mais qualidade de vida ao trabalhador, que será um profissional melhor”, ressaltou Kemp.

O projeto que se trata de um reivindicação antiga da categoria, e teve a adesão de vários municípios e estados do país, assegura que a mudança também será aos profissionais que estão com contrato de trabalho em vigor. A intenção é que com a redução da jornada, possa melhor a produção, assim como ocorreu com outras categorias.

O parlamentar ponderou que trabalhos com carga horária extensas, diminuem a qualidade de vida dos trabalhadores, provocando danos físicos e mentais. Ele justifica que a OMT (Organização Mundial do Trabalho) defende carga horária máxima de 30 horas para profissionais da área da saúde, por conta dos riscos aos quais estão expostos diariamente.

Pesquisa do Conselho Federal de Psicologia mostrou que 40% dos trabalhadores da saúde já cumprem menos de 30 horas semanais. O projeto segue em trâmite nas comissões permanentes, para depois ser apreciado pelos deputados no plenário da Casa de Leis.

Nos siga no Google Notícias