ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Política

Projeto obriga hospitais a garantir o transporte dos pacientes em MS

Leonardo Rocha | 20/02/2014 07:49
Projeto do deputado Lídio Lopes obriga hospitais a garantir o transporte dos pacientes (Foto: Divulgação)
Projeto do deputado Lídio Lopes obriga hospitais a garantir o transporte dos pacientes (Foto: Divulgação)

O projeto de lei de autoria do deputado estadual Lídio Lopes (PEN) obriga os hospitais públicos e privados de Mato Grosso do Sul a garantir o transporte aos pacientes em casos de emergência que precisam se deslocar para outras unidades de saúde ou para realização de exames.

De acordo com o deputado, por falta de ambulância os paciente não podem sair do hospital para fazer determinado exame ou ser socorrido em um local mais apropriado. Ele lembrou que o Samu (Serviço de Atendimento Móvel à Urgência) não faz este transporte, depois que este (paciente) já estiver no hospital.

“Os hospitais precisam ter a disposição estes veículos, já vi casos em que o paciente não tinha condições para pagar uma condução para realização de exames, que não eram feitos no local (hospital), e simplesmente ficavam na espera, com o tratamento comprometido”, revelou ele.

Lídio lembra que presenciou em Dourados uma situação como esta, quando quatro pacientes precisavam ir para outro local continuar o tratamento, mas não tinha ambulância disponível e tiveram risco de morte. “Ficaram a mercê da própria sorte, ocasiões como esta não podem acontecer”, completou.

De acordo com a proposta, nem todos dispõem de plano de saúde ou R$ 300,00 para providenciar transporte especializado aos familiares, que muitas vezes estão em estado grave. “Podemos seguir o exemplo de algumas prefeituras de cidades pequenas, que possuem ambulâncias disponíveis para este transporte”.

Segundo o projeto, os hospitais que não disponibilizarem estas ambulâncias, terão que arcar com as despesas de transporte dos pacientes. “Espero que seja votado e aprovado neste ano”, apontou o deputado.

Nos siga no Google Notícias