ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Projeto prevê carteira inclusiva aos alunos com deficiência em MS

Leonardo Rocha | 05/06/2015 12:25
Projeto do deputado Ângelo Guerreiro quer dar autonomia aos alunos com deficiência, com garantia de carteira escolar inclusiva (Foto: Roberto Higa/ALMS)
Projeto do deputado Ângelo Guerreiro quer dar autonomia aos alunos com deficiência, com garantia de carteira escolar inclusiva (Foto: Roberto Higa/ALMS)

O projeto do deputado Ângelo Guerreiro (PSDB) prevê a garantia de carteiras escolares inclusivas, aos alunos com deficiência, nas escolas públicas e privadas do Estado. Estas são compostas por mesa e cadeira com estabilidade e segurança, em diferentes regulagens moldadas para vários tamanhos. Além de contar com um cinto de segurança e acessórios para colocar o material escolar.

“Nós pesquisamos e confirmamos que existem muitos alunos com essa necessidade, mas que não são atendidos em suas condições, pois as escolas não estão adequadas”, explicou o parlamentar. Ele ressaltou que estas medidas ainda podem recuperar a auto-estima destes alunos, assim como contribuir com sua autonomia.

“Existem muitas leis que não são cumpridas até mesmo pela falta de fiscalização. Mas a gente espera que essas que vão de encontro às reais necessidades da população sejam cumpridas por todas as esferas públicas”, disse o tucano. A proposta prevê que tanto as escolas públicas e privadas deverão se adequar em um prazo de três anos, dpois da lei ser publicada.

O projeto que pretende fazer a inclusão deste público ao ambiente escolar, também especifica que estas carteiras devem ter modelo atestado e aprovado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), atendendo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Nos siga no Google Notícias