ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Política

Projeto prevê criação de fundo para aquisição de terras indígenas

Fabiano Arruda | 26/05/2011 11:21

Projeto que prevê a criação do Fepati/MS (Fundo Estadual para Aquisição de Terras Indígenas) deu entrada na Assembleia Legislativa. O objetivo do fundo é captar recursos financeiros para aquisição de terras de propriedades particulares consideradas terras indígenas e destinadas ao assentamento de famílias indígenas.

O Fepati ficaria vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura e, na prática, foi criado na tentativa de agilizar o processo de indenizações no Estado e se desvencilhar das decisões da União.

O deputado estadual Laerte Tetila, autor do projeto juntamente com Pedro Kemp, ambos do PT, explica que ainda quer dar mais embasamento ao projeto e colher pareceres de órgãos ligados ao tema como CNJ (Conselho Nacional de Justiça), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Cimi (Conselho Indigenista Missionário).

Além disso, o petista informa que vai procurar maior embasamento jurídico para que o projeto não seja considerado inconstitucional.

“É natural que seja um projeto polêmico e crie resistência dos produtores, mas é um mecanismo para agilizar indenizações que geralmente demoram de 15 a 20 anos”, explica Tetila.

Nos siga no Google Notícias