ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Política

Projeto prevê mudanças para instalações de mais antenas de celular em MS

Leonardo Rocha | 14/08/2014 12:41
Deputado propõe projeto para aumentar número de antenas de celular em MS (Foto: Divulgação)
Deputado propõe projeto para aumentar número de antenas de celular em MS (Foto: Divulgação)

O projeto de lei do deputado Marquinhos Trad (PMDB) prevê mudanças para instalações de antenas e torres de telefonia celular, em Mato Grosso do Sul. O objetivo da proposta é atender aos pedidos das operadoras, que justificam a falta de investimentos e prestação de serviço de qualidade no setor, em função de limitações na legislação estadual.

“Nós ouvimos que uma série de restrições na legislação, limitava a instalação de novas antenas e torres de celular no Estado, por isso resolvemos agir e apresentar um projeto que muda estes parâmetros”, explicou Marquinhos. O deputado ressaltou que estas alterações foram sugestões das operadoras durante as audiências da CPI da Telefonia.

O projeto propõe a colocação de antenas em parques, praças, áreas verdes e centros esportivos, desde que haja a autorização da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e dos órgãos competentes. Antes a lei estadual 3.365, de fevereiro de 2007, vedava de forma automática a instalação nestes locais.

Também poderá se colocar torres em distância de 100 metros entre elas, antes esta distância não poderia ser inferior a 500 (metros). O projeto ainda estipula um prazo de até 60 dias para concessão de licença para colocar novas antenas, e prazo de 30 dias para autorização do Comar (Comando Aéreo Regional), antes o tempo era indeterminado.

“As operadoras nos disseram que tinham pedidos de licença esperando há seis meses e que este processo era demorado, por isso resolvemos mudar”, explicou Marquinhos.

Outra mudança é que o prazo de validade da licença que era de quatro anos, passou a ser de dez. Também está previsto um dispositivo sobre o compartilhamento de antenas, observando assim a lei federal 11.934, de 5 de maio de 2009.

Benefícios – De acordo com o autor da projeto, foi seguida uma metodologia do Estado do Espírito Santo para propor a concessão de incentivos fiscais a operadoras que instalarem antenas em zonas rurais, distritos, assentamentos e aldeias indígenas, que será regulamentado pelo executivo.

Foi enviado a minuta desta proposta a Planurb (Instituto Municipal De Planejamento Urbano), Semadur, Ministério Público e Semac (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia). “Enviamos para que eles possam atestar e avalizar, sendo que a Planurb ficou de mandar até o dia 28, todo estudo técnico e laudo formal sobre as alterações”.

Segundo Marquinhos Trad, com estas mudanças poderá se dobrar o número de antenas em Campo Grande, até o final do ano, que hoje conta com 400 unidades. “Esta proposta é de interesses de todos, tanto dos consumidores que querem serviço de qualidade e das operadoras com mais ofertas”.

A expectativa é que o projeto seja votado em 15 dias, já que está em caráter de urgência. Caso seja aprovado ele revoga todas as leis e dispositivos anteriores sobre este tema no Estado.

Nos siga no Google Notícias