ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

Projeto propõe que guarda municipal trabalhe armada na Capital

Carlos Martins | 19/03/2013 15:58
Vereador Alceu Bueno apresentou projeto para ampliar atribuições da Guarda Municipal (Foto: Izaias Medeiros)
Vereador Alceu Bueno apresentou projeto para ampliar atribuições da Guarda Municipal (Foto: Izaias Medeiros)

Um projeto apresentado na Câmara nesta terça-feira propõe que a Guarda Municipal de Campo Grande possa trabalhar armada no desempenho de suas funções. O projeto acrescenta cinco parágrafos ao artigo 81 da Lei Orgânica do Município ampliando as atribuições da Guarda. De autoria do vereador Alceu Bueno, a matéria irá tramitar agora na Comissão de Constituição e Justiça que irá considerar os aspectos legais e se tudo estiver de acordo seguirá para plenário para ser votada em duas sessões, já que se trata de uma emenda a Lei.

Criada pela Lei 4.530/2007, a Guarda Municipal tem cerca de 1.300 homens que trabalham na proteção do patrimônio público, tais como praças, parques, jardins. Para o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais, Hudson Pereira Bonfim, o contingente poderia exercer outras atividades de apoio, além das inerentes à função. “A ideia é utilizar melhor a guarda prestando auxilio aos órgãos de segurança”, disse Bonfim.

Segundo o presidente do sindicato, a Guarda poderia auxiliar a Agetran e também a Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) na fiscalização. Ele diz que a Lei 10.826, do Estatuto do Desarmamento, no artigo 6º, concede o uso de arma à Guarda Municipal. Em Dourados, por exemplo, que tem 250 mil habitantes, a guarda municipal utiliza armamento, porém, só pode portar a arma em serviço.

“Em cidades com população acima de 500 mil, a arma pode ficar acautelada pelo guarda municipal”, explicou Bonfim. Conforme o presidente da comissão, vereador Airton Saraiva (DEM), em Dourados, onde os guardas municipais trabalham armados, nunca foi registrado nenhum problema. “Os guardas passariam por um treinamento e poderiam dar mais segurança à população”, afirmou.

O autor do projeto, vereador Alceu Bueno, disse que a emenda à lei é simples, mas de grande significância, principalmente por causa do aumento da criminalidade. Segundo ele, em várias cidades do País, como Campinas (SP), Goiânia (GO) e Varginha (MG, a Guarda Municipal tem autorização para trabalhar armada. Em Diadema, por exemplo, a taxa de criminalidade reduziu em 80%. “Pesquisas mostram que onde a Guarda Municipal atua armada, a criminalidade caiu, em média, entre 50% e 60%”, informou.

Nos siga no Google Notícias