ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Projeto que pode reduzir tarifa de ônibus em 15% isenta ICMS e ISS

Zemil Rocha | 02/07/2013 18:54
Delcídio destaca incentivos para Estados e municípios isentarem tributos no setor
Delcídio destaca incentivos para Estados e municípios isentarem tributos no setor

Um projeto de lei aprovado hoje na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) propicia condições para diminuir em até 15% o valor das tarifas de ônibus em todo o país, através de isenções de impostos e contribuições. O projeto, de nº 310/2009, cria o Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros (Reitup) e prevê o fim das “caixas pretas” das planilhas de reajuste.

Garantindo mais transparência ao setor de transporte de passageiros, a proposta aprovada obriga os donos das empresas de ônibus, que são concessionárias do serviço público, a divulgar na internet suas planilhas de custo para que qualquer cidadão tenha acesso.

Aprovado em caráter terminativo, o projeto deve seguir direto para a Câmara dos Deputados, se não houver apresentação de recurso para que a matéria seja apreciada no plenário do Senado, o que é improvável diante do anseio popular pela redução da tarifa de ônibus demonstrado através de protestos de rua que se espalharam por todo o País.

“A aprovação do Reitup é mais um passo importante para que estados e municípios possam desonerar as empresas de impostos de sua competência, como o ICMS e o ISS, além de adotar outras providências, como a implantação do bilhete único nas cidades onde ele ainda não existe, a instalação dos conselhos de transporte com a participação da sociedade civil e a elaboração de laudos demonstrando o impacto dos incentivos concedidos e determinando os valores máximos das tarifas, além de conduzir essas ações com absoluta transparência, vindo ao encontro do que a população exige", afirmou o senador Delcídio do Amaral (PT/MS), membro da CAE, observando que o governo federal já fez a sua parte, ao desonerar de PIS/COFINS o diesel para o transporte coletivo e a energia elétrica para metrôs e ferrovias.

A adesão de estados e municípios ao Reitup é voluntária, mas diante dos protestos e dos incentivos subjacentes, deve ser grande. Uma emenda apresentada pelo senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) garante que tudo o que implicar em subsídio da prefeitura e do estado para reduzir a tarifa, assim como tudo que for investido em transporte coletivo, poderá ser abatido da dívida com a União. Outra emenda, do senador Blairo Maggi ( PR-MT), incentiva a frota verde, ao passar de 5% para 20% o percentual de biodiesel no diesel utilizado no transporte público.

Para aderir ao Reitup, será preciso cumprir algumas condições, como a escolha por licitação das empresas responsáveis pelo serviço de transporte coletivo e a integração do sistema. Para se adaptar a essas regras, os governos estaduais e municipais terão dois anos para fazerem licitações e se adequarem ao bilhete único ou ao sistema integrado de transporte. Além disso, para terem direito às desonerações, estados e municípios também terão que instalar um Conselho de Transportes com participação da sociedade civil.

 

*Alterada com correção de informação às 20h16

Nos siga no Google Notícias