ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Política

Projeto quer proibir celular e eletrônico em escolas públicas e particulares

Fabiano Arruda | 07/08/2012 12:19
Projeto foi apresentado hoje pelo deputado Antônio Carlos Arroyo. (Foto: Divulgação)
Projeto foi apresentado hoje pelo deputado Antônio Carlos Arroyo. (Foto: Divulgação)

Celulares e aparelhos eletrônicos, comuns nas mãos da garotada, podem ser proibidos em escolas públicas e particulares, do ensino infantil ao médio, de Mato Grosso do Sul.

É o que prevê projeto apresentado pelo deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PR) na sessão desta terça-feira da Assembleia Legislativa.

A iniciativa quer vetar dos estabelecimentos educacionais, durante o horário das aulas, uso do celular e outros aparelhos eletrônicos portáteis de acesso à internet ou sons e imagens.

Na lista de “brinquedos proibidos” aparecem ipods, tablets, smartphones, MP3 e MP4. Os aparelhos seriam vetados não só nas escolas como em salas de bibliotecas e outros espaços de estudo.

A exceção, conforme previsto na matéria que começou a tramitar hoje na Casa de Leis, fica nos casos de autorização da escola para fins pedagógicos ou situação excepcional.

O deputado ainda sugere que a proibição ocorra em unidades que possuam telefônico fixo, para que os alunos acionem os pais em casos de emergência, e frisa no texto que o porte dos aparelhos é permitido desde que fiquem desligados.

As diretorias das escolas ficariam incumbidas de fazer a lei ser aplicada, caso seja aprovada e sancionada. Pelo projeto, o Governo do Estado pode conceder 90 dias para adequação dos estabelecimentos de ensino antes da validação da lei.

Uma das justificativas do projeto é que o uso do celular no ambiente escola “compromete o desenvolvimento e a concentração dos alunos”, visto que são “preocupantes os relatos de professores e alunos de como é comum o uso de celular dentro das salas de aula”.

Nos siga no Google Notícias