ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Política

Projeto quer proibir recipientes com sal em bares e restaurantes de MS

Leonardo Rocha | 14/10/2015 08:21
Projeto de Amarildo Cruz quer proibir exposição de recipientes de sal em restaurantes (Foto: Assessoria/ALMS)
Projeto de Amarildo Cruz quer proibir exposição de recipientes de sal em restaurantes (Foto: Assessoria/ALMS)

O projeto de autoria do deputado Amarildo Cruz (PT) quer proibir a exposição e colocação de recipientes com sal nos balcões de bares, lanchonetes e restaurantes, situados em Mato Grosso do Sul. Segundo a matéria, este só pode ser fornecido se o cliente solicitar. A medida prevê inclusive multa para quem descumprir a determinação.

O autor do projeto afirma que a intenção é diminuir o alto teor de sódio consumidos pela população brasileira, que traz complicações em curto e longo prazo para saúde do cidadão. “Não se trata de intervenção do Poder Público em atividades privadas. Estamos diante de uma problemática de saúde pública”, argumenta ele.

O projeto prevê multa de 20 uferms (Unidades Fiscais Estaduais de Referência de Mato Grosso do Sul), podendo chegar a cifra de 40, caso haja reincidência na irregularidade. A modelo de cálculo hoje uma uferms equivale a R$ 21,84. Caso a proposta seja aprovada, o governo terá 90 dias para regulamentar a matéria.

“A Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), em estudo realizado, constatou que uma pessoa adulta deve consumir no máximo a quantidade de 2400 mg desse mineral por dia, o que representa aproximadamente uma colher de chá”, justifica. O deputado ainda ressalta que existe medida semelhante em São Paulo.

O projeto foi apresentado e agora segue para as comissões permanentes da Casa de Leis, para depois retornar ao plenário onde vai ser avaliado sua legalidade e depois o mérito. Se for aprovada será encaminhada para a sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode acatar a medida ou vetar a proposta.

Nos siga no Google Notícias