ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Projeto quer tornar obrigatório exame para detectar trombofilia pelo SUS

Alberto Dias e Leonardo Rocha | 21/02/2017 15:00
Deputado Marcio Fernandes (PMDB), busca garantir a realização de exames para detectar a trombofilia. (Foto: Divulgação)
Deputado Marcio Fernandes (PMDB), busca garantir a realização de exames para detectar a trombofilia. (Foto: Divulgação)

Projeto de lei apresentado nesta terça-feira (21) na Assembleia Legislativa busca garantir a realização de exames para detectar a trombofilia, em toda a rede pública de saúde. Conforme o texto, os estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, conveniados ao SUS (Sistema Único de Saúde) ficariam obrigados a oferecer o exame, mediante solicitação médica.

"Esta é uma doença que está atingindo as mulheres independente da idade e este projeto buscar disponibilizar o exame como uma medida preventiva, até para evitar eventuais mortes no futuro", afirmou o autor da proposta, deputado estadual, Marcio Fernandes (PMDB). Em seu discurso, o peemdebista também relatou casos da doença, detectados inclusive em gestantes.

Por fim, ressaltou que o disgnóstico precoce significa "custo menor para o governo", com tratamento na fase inicial da doença. Ainda conforme o projeto, a prescrição de anticoncepcionais femininos também deveriam ser precedidas da realização deste exame, levando em consideração o histórico familiar da doença.

O PL apresentado hoje segue para análise das comissões permanentes, para depois ser votado em Plenário.

A doença - Trombofilia é uma doença relacionada ao entupimento de artérias que bloqueiam a passagem do sangue, formando coágulos em uma ou mais veias, localizadas da parte inferior do corpo, geralmente nas pernas, podendo afetar órgãos vitais como coração e pulmão.

Conforme estudos, as mulheres apresentam pré-disposição genética a desenvolve-la e o exame gratuito na rede pública "possibilitaria que elas pudessem tomar algumas medidas ao longo da vida para evitarem complicações", finalizou Marcio Fernandes.

Nos siga no Google Notícias