ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Projeto sobre alíquotas de ICMS na importação deve ser votado até fim do mês

Fernando da Mata | 23/03/2012 11:56

A proposta que introduz mudanças nas alíquotas do ICMS cobrado pelos estados nas operações de importação de bens e mercadorias deve ser votado até o fim do mês.

O objetivo do projeto de resolução do Senado 72/2010 é criar mecanismos de proteção da indústria nacional. Muitos proprietários de indústrias estão se sentindo prejudicados com a entrada de produtos estrangeiros que pagam pouco ou nenhum imposto.

Segundo o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Delcídio

do Amaral (PT/MS), esta semana, foram realizadas duas audiências públicas conjuntas da CAE e da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) para discussão do projeto.

“Na primeira, com viés político mais intenso, os governadores foram ouvidos. Depois tivemos uma audiência técnica, ouvindo empresários e pessoas que estão sendo diretamente atingidas por essa política de incentivar importações através da redução do ICMS que alguns estados brasileiros adotaram”, explicou o senador.

O próximo passo, de acordo com Delcídio, é a apresentação dos relatórios, prevendo a votação do projeto até o fim de março.

Estão sendo estudadas alternativas para compensar os estados que eventualmente venham a perder receita com a introdução de mudanças nas alíquotas do ICMS da importação, entre eles Goiás, Espírito Santo e Santa Catarina.

Nos siga no Google Notícias