ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Promotor pediu afastamento de 29 do cargo em Dourados

Redação | 09/09/2010 15:07

Após receber da PF (Polícia Federal) o inquérito gerado pela Operação Uragano, que investigou a corrupção em Dourados, o promotor público Paulo Zeni, informou nesta tarde, em entrevista coletiva, que, ao todo, pediu o afastamento de 29 pessoas de suas funções públicas.

Além do prefeito Ari Artuzi (PDT), que está preso em Campo Grande, e da primeira-dama, Maria Aparecida Freitas Artuzi, que ocupa a Coordenadoria de Políticas Públicas para a mulher e dos nove vereadores que foram presos, como já havia sido divulgado, o promotor solicitou o afastamento de 9 servidores públicos.

O promotor divulgou que foram indiciados 9 secretários e ex-secretarios, 29 empresários, 11 vereadores, dois beneficiários do esquema, 9 servidores públicos, 4 assessores de vereadores e dois mensageiros, responsáveis por buscar e entregar quantias em dinheiro. No total, a soma é de 66 pessoas.

Todos são acusados de corrupção ativa e passiva, fraude a licitações e formação de quadrilha. Essa é parte criminal da investigação. A denúncia será apresentada ainda esta semana à Justiça.

Haverá uma outra ação, cível, para tentar reaver os valores desviados e punir de outra forma os envolvidos, como por exemplo com a perda da função pública.

O promotor disse que ainda não é possível saber qual o tamanho do prejuízo. Para isso, afirmou, é preciso esperar que sejam encerradas as auditorias em andamento. Só depois disso ele deve entrar com a ação civil público.

O afastamento pedido pelo promotor é de 30 dias. Nesse intervalo, ele acredita que já tenha pronta a segunda ação a respeito do caso.

Calhamaço O inquérito produzido pela Operação Uragano tem 2,3 mil páginas em 9 volumes, além de 14 DVDs de gravações.

Só o relatório do delegado Bráulio Galloni tem 300 páginas. Ao longo do documento, um festival de irregularidades com o dinheiro público, que inclui informações sobre direcionamento de licitações, pagamento de propina a autoridades, entre elas o próprio prefeito, e pagamento de mensalão aos vereadores para apoiar as vontades de Ari Artuzi.

O pedido de afastamento dos cargos públicos das 29 pessoas está na 4a Vara Cível em Dourados e e será analisado pelo juiz Carlos Alberto Rezende.

Nos siga no Google Notícias