ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

Propagandas em aplicativos e na internet lideram ranking de denúncias

TRE-MS recebe em média 15 denúncias por dia nesta campanha

Leonardo Rocha | 19/09/2016 12:39
TRE-MS recebeu 546 denúncias desde o dia 15 de agosto (Foto: Arquivo)
TRE-MS recebeu 546 denúncias desde o dia 15 de agosto (Foto: Arquivo)

Em 36 dias de campanha eleitoral, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS) recebeu 546 denúncias de eleitores, com média de 15 por dia. As propagandas na internet e telemarketing continuam liderando o ranking, com 149 casos. Neste quesito estão as redes sociais e o aplicativo "WhatsApp", usado com mais frequência nesta eleição.

O candidato até pode enviar mensagens pelo "WhatsApp" e criar grupos de amigos para fazer a sua propaganda, no entanto se o eleitor decidir sair deste grupo ou informar que não quer mais receber estas informações, o político deve retirá-lo da lista de contatos em 24 horas.

Se a situação persistir, com o eleito recebendo novas mensagens ou sendo adicionado a outro grupo com o mesmo tema, a pessoa pode ter direito a receber indenização de R$ 100,00, como multa por irregularidade na propaganda eleitoral.

Candidatos - Candidatos a prefeito de Campo Grande garantem que estão tomando o devido cuidado para não aumentar as denúncias por propagandas eletrônicas. Rose Modesto (PSDB) divulgou que usa as redes sociais para divulgar as propostas, já no whatsApp envia mensagens apenas para pessoas que pediram inclusão na lista. Outra ferramenta é o "snapchat" para cobertura em tempo real da campanha.

A coordenação de Alcides Bernal (PP) explicou que usa as redes sociais, com ajuda e auxílio de voluntários, para divulgar a campanha, além de utilizar aplicativos, mas sempre com a autorização dos participantes. Assim como Athayde Nery (PP) que usa um grupo específico, para mandar mensagens pelo WhatsApp.

Os candidatos Marcos Trad (PSD),  Marcos Alex (PT) e Coronel David (PSC) usam apenas as redes sociais para se comunicar com os eleitores, enquanto que utilizam o aplicativo (whatsapp) apenas para diálogo e conversa com a equipe de trabalho e coligação da campanha.

Outros - As denúncias de compra de votos e gastos ilícitos estão na 2° posição (ranking), com 83 casos, seguido de perto pelas propagandas em locais de uso comum, como cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, templos, ginásios, estádios e bares, com 81 reclamações.

As reuniões políticas e as propagandas com distribuição de folhetos e adesivos também foram lembradas, com 40 e 42 respectivamente. Em seguida estão as pinturas em fachadas, muros ou paredes com 33 (casos) e as irregularidades em carros de som e alto falantes, que somam 34. Os comícios e showmícios antes frequentes, tem apenas sete denúncias.

Cidades - Campo Grande lidera as denúncias para justiça eleitoral, com 201 casos, seguido pelas cidades de Dourados (31) e Aparecida do Taboado (30). Depois aparece o município de Naviraí com 28 e Corumbá tendo 26 reclamações. Das 79 cidades do Estado que terão eleições neste ano, 54 tiveram denúncias de eleitores ao TRE-MS, e 25 por enquanto ficaram sem registro.

Sistema - A população pode fazer estas denúncias à Justiça Eleitoral até o dia 1° de outubro. Caso haja 2° turno em Campo Grande, o sistema vai ficar disponível do dia 03 a 29 de outubro. Para informar estas irregularidades, a pessoa deve preencher os itens obrigatórios e contar a sua história. Ela ainda poderá acompanhar o andamento do caso, via internet.

O sistema do "web denúncia" está aberto para população desde o dia 15 de agosto, quando começou a campanha eleitoral, ficando disponível 24 horas por dia. As pessoas ainda podem utilizar o aplicativo "pardal" em celulares e tablets para encaminhar eventuais crimes eleitorais para Justiça.

Nos siga no Google Notícias