ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Proprietários de vans querem garantir trabalho até abertura da nova licitação

Wendell Reis | 23/11/2011 13:50

O presidente da Coopervans do Pantanal, Antônio Cláudio Duarte, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira (23) para pedir ajuda dos deputados e manter o trabalho até que o Governo do Estado abra nova licitação para o serviço no Mato Grosso do Sul, conforme prometido.

Duarte explica que a maioria dos trabalhadores já atua no Estado há 10 anos. Porém, há cinco o Governo regulamentou o serviço e a AGEPAN (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) concedeu licenças por meio de autorização, com prazo de cinco anos, sem a possibilidade de renovação.

A medida, segundo Duarte, reduziu o número de vans no Estado, passando de 40 para apenas 20. Mas, este número pode reduzir ainda mais, pois várias licenças já estão se encerrando. Durante discurso o presidente da cooperativa lembrou que os trabalhadores cumprem todas exigências, incluindo disponibilização de veículos novos e seguro. Além disso, afirma que em 10 anos de atividades não foram registrados acidentes de responsabilidade dos trabalhadores.

O deputado Felipe Orro (PDT) defendeu a liberação da atividade até a abertura da licitação. Ele lembrou que o serviço é feito por vários trabalhadores, sem o monopólio que ocorre em outras atividades. Além disso, ressaltou que a suspensão pode prejudicar os trabalhadores e as pessoas que utilizam o serviço, lembrando que as vans já têm sua freguesia e é utilizada, principalmente, por idosos, por conta da facilidade de levá-los em casa.

O presidente da Coopervans acredita que 24 mil pessoas utilizam os serviços mensalmente. O preço das passagens é igual ao dos ônibus, mas Duarte ressalta que o passageiro do município de origem conta com outras opções de horário e têm a vantagem de embarcar e desembarcar de suas residências.

Nos siga no Google Notícias