ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Política

PSDB diz que pode assumir "articulação política" de Bernal

Josemil Rocha | 14/02/2013 16:18
Deputado federal Reinaldo Azambuja
Deputado federal Reinaldo Azambuja

O PSDB está disposto a fazer a “articulação política” do governo de Alcides Bernal em Campo Grande, informou esta tarde o presidente regional da legenda, deputado federal Reinaldo Azambuja. Os tucanos, segundo ele, têm quadros experimentados para qualquer área da administração municipal, inclusive para ajudar Bernal nas negociações com as demais forças políticas, em busca de uma maioria parlamentar que dê tranquilidade ao governo.

“O prefeito Bernal tem consciência de que só se governa com maioria no Legislativo. Acho que o prefeito vai buscar construir a governabilidade para o bem de Campo Grande”, afirmou Reinaldo Azambuja, que hoje de manhã reuniu as demais lideranças tucanas na casa do deputado estadual Rinaldo Modesto, no bairro Santa Fé. No encontro estiveram presentes, além de Azambuja, os deputados estaduais Rinaldo Modesto e Márcio Monteiro e os vereadores João Rocha e Rose Modesto, irmã de Rinaldo. “Além disso, vereadores têm consciência que a cidade não pode ser prejudicada. O prefeito vai ter que procurar o diálogo com o Legislativo, até porque isso faz parte de qualquer processo democrático”, continuou.

Na eleição da Mesa Diretora da Câmara de Campo Grande, o PSDB já participou da articulação inicial de Bernal junto aos vereadores, tendo colocado a professora Rose Modesto como opção para a presidência do Legislativo municipal. “O PSDB sempre que chamado estará pronto para ajudar Campo Grande. É o que também está acontecendo agora, com prefeito já tendo nos procurado para um entendimento, porque ele entende que o partido pode contribuir para a governabilidade”, observou Reinaldo.

Questionado se o PSDB estará colocando essa opção de “articulação política” para Bernal, em reunião que deverá acontecer na segunda-feira, para discutir os cargos a serem ocupados pelos tucanos na administração municipal, Reinaldo Azambuja respondeu: “Isso quem decide é o prefeito, estamos prontos para ajudar, colaborar no que for preciso”.

Educação e esporte

Neste final de semana, as principais lideranças do PSDB devem se reunir com os atuais tucanos que ocupam cargos no governo de Bernal, o secretário de Educação, José Chadid, e a presidente da Fundação Municipal de Esporte, Leila Machado. O objetivo é saber se eles concordam em exercer as funções representando de fato o PSDB, inclusive com indicação de assessores indicados pelos tucanos. Caso não seja possível esse entendimento, o PSDB pode indicar novos nomes para Bernal ou oferecer nomes para outros setores da administração municipal.

Os tucanos vão dizer ao prefeito Alcides Bernal, na segunda-feira, que querem “autonomia” nas pastas que comandarem. Indagado sobre essa exigência, Reinaldo Azambuja disse que essa autonomia não quer dizer independência. “Tem que ter diretriz do Executivo, mas qualquer partido quer ter liberdade para trabalhar, ter ônus e bônus da gestão”, explicou Azambuja. “Quando um partido ocupa espaço no governo tem responsabilidade sobre as pastas e não vamos fugir disso, seguindo as prioridades do prefeito, de quem foi eleito pelo povo e assumiu compromisso de campanha”, emendou.

Nos siga no Google Notícias