ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

PSDB reestrutura diretórios visando eleições de 2012

Redação | 25/11/2010 15:01

O PSDB deve trabalhar a reestruturação dos diretórios municipais do partido, visando às eleições para prefeituras e Câmaras Municipais em 2012.

O foco principal dos tucanos são as comissões provisórias, que não tem autonomia e dependem do Diretório Estadual para tomar algumas decisões políticas.

O PSDB tem diretórios em 45 municipios, e comissões provisórias nos outros 33.

A maior preocupação do partido é com Dourados, segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul, que ainda não tem diretório e é comandado por uma comissão provisória.

Segundo a vice-presidente nacional do PSDB, senadora Marisa Serrano (MS), as convenções municipais da legenda estão marcadas para março de 2011. A partir das mudanças de comando nos municípios, os tucanos vão mobilizar a militância e trabalhar estratégias políticas para as eleições de 2012.

"A mobilização da militância passa por essa reestruturação dos diretórios", detalhou a senadora.

Ela participou no último dia 18 de reunião da Executiva Nacional do PSDB, em Brasília, que foi o primeiro encontro de avaliação dos tucanos após a derrota de José Serra nas urnas.

Além da reestruturação da sigla em todo o Brasil, foram tiradas desta reunião diretrizes como o recadastramento de filiados, mobilização da militância e atuação mais incisiva como oposição.

Sobre este último assunto, haverá uma reunião específica no começo do ano que vem com os deputados e senadores eleitos. A ideia do PSDB é se organizar com antecipação, para que o presidenciável tucano, possivelmente Aécio Neves, tenha tempo de trabalhar sua candidatura.

A cúpula do PSDB quer um plano de reestruturação partidária que reforce suas bases nos municípios e resulte no lançamento de uma pré-candidatura consensual a presidente já em 2012, quando se pretende que o escolhido comece a circular pelo país. De preferência, sem a parceria do Democratas na chapa.

Os tucanos torcem para que o DEM firme-se como um partido de direita - como seus próprios dirigentes têm defendido -, e lance candidato próprio em 2014, para uma aliança apenas em eventual segundo turno.

Na reunião nacional da qual Marisa participou, também ficou definido que as convenções estaduais acontecerão em abril e a nacional em maio. A tendência é que Sérgio Guerra continue no comando da sigla em âmbito nacional e o deputado Reinaldo Azambuja seja reeleito em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias