ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Política

PT busca receita para sair da crise, mas não desiste de tabus polêmicos

Lidiane Kober | 14/05/2015 19:03
Kemp sonha com a implantação do socialismo democrático (Foto: Divulgação/assessoria)
Kemp sonha com a implantação do socialismo democrático (Foto: Divulgação/assessoria)
Biffi vê piada no socialismo e diz grupos são mais folclóricos que realistas (Foto: Divulgação)
Biffi vê piada no socialismo e diz grupos são mais folclóricos que realistas (Foto: Divulgação)

Em série de congressos extraordinários, o PT busca receita para sair da crise, mas não desiste de tabus e continua plural. Deputado estadual pelo partido, Pedro Kemp mantém o idealismo e sonha com a implantação do socialismo democrático. Ao mesmo tempo, o ex-deputado federal Antônio Carlos Biffi impõe choque de realidade e vê “piada” na intenção.

No total, são sete teses em debate nos congressos. Uma delas, inclusive, virou burburim nas redes sociais. O assunto é polêmico e defende o socialismo. “É verdade, o PT defende o socialismo desde a sua fundação, não é segredo, agora não é o socialismo de Cuba, da Venezuela, é um socialismo democrático, com distribuição de renda e com justiça social”, detalhou Kemp.

Mais pragmático, Biffi defende pauta curta e concreta. “(Socialismo) é uma piada, tem grupos (no PT) que são mais folclóricos que realistas”, opinou. “Temos que fazer discussão da relação partido e governo federal, isso é um ponto que pega e tá matando o partido, porque o PT está assumindo os erros e acertos da administração e não é só o PT que governa, é uma federação de partidos que governa e sobra tudo para o PT”, acrescentou.

Além disso, Biffi só inclui outro tema como prioridade: as eleições municipais. “Estamos perdendo quadros importantes, até por falta de articulação política, temos que discutir, trazer novos quadros, o partido precisa se reestruturar e entrar em campo para ganhar torcida”, defendeu.

Kemp concorda que o momento é de crise, mas não abre mão de espaço para todos as correntes do partido apresentar sua opinião. “Vão ser debatidas teses de cada corrente”, sentenciou. Ele, porém, tem consciência que a crise merece atenção especial.

“Vivemos o momento político mais difícil da história, estamos sendo duramente atacados pela grande mídia e por setores do judiciário, tentam criminalizar o partido e atingir o governo para provocar o impeachment. Portanto, temos que discutir como enfrentar o desafio”, concordou Kemp.

Para ele, é necessária uma “autocrítica”. “Não podemos negar os erros, temos que discutir organização e fazer alianças com os movimentos sociais, com as minorias”, defendeu.

Colega de Kemp na Assembleia Legislativa, Amarildo Cruz (PT) entende que um dos caminhos é vender os acertos do PT na administração do País. “Temos que passar as conquistas, montar uma defesa articulada e ir para o enfrentamento”, avaliou.

Biffi ainda convocou a presidente Dilma Rousseff para ir para cima. “A Dilma está muito retraída, guardada em casa”, comentou. Ele também quer uma bancada federal com mais autonomia e defendeu mais comunicação.

As teses – Além do socialismo, outras seis teses estarão em debate no congresso: Mudar mais por um novo ciclo de mudanças democráticas no país; Um partido para tempos de guerra, Congresso do PT - Manifesto, O tempo não para, Abaixo a política de austeridade, e Resgatar o petismo no PT. Em Campo Grande, o congresso será realizado neste sábado (16).

Nos siga no Google Notícias