ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Política

PT comemora 30 anos tentando voltar ao poder

Redação | 10/02/2010 20:53

O PT celebra nesta quarta-feira 30 anos de história com direito a posse de novo presidente regional, que aconteceu à tarde na sede do partido, e um baile, nesta noite, no bairro São Francisco, também em Campo Grande. Em meio à festa, o ex-governador Zeca do PT trabalha para tornar possível o projeto de retornar ao poder.

Para Wilson Jayme, um dos militantes responsável pela construção do partido no estado, foi uma história de dificuldades. "Tiveram momentos que várias pessoas desanimaram", conta o metalúrgico de 52 anos.

"Encontramos muita dificuldade, fizemos disputa sem sucesso porque o PT cresceu sem fazer alianças; tinha como diretriz não compactuar com ninguém", contou.

Ele lembrou que o partido foi criado por pessoas ligadas à Igreja Católica, intelectuais, líderes sindicais e estudantes.

Membro do diretório estadual e coordenador de mobilização do GTE (Grupo de Trabalho Eleitoral), Walber Noleto, de 55 anos, diz que o crescimento do PT, hoje na Presidência da República, não foi por acaso. "Montamos um partido para disputar o poder e ganhar", afirma.

Ele lembrou que o partido começou a ser construído na clandestinidade, pela vontade de um povo que "lutava contra racismo e preconceito contra mulher, negros e pobres".

Para Walber, o tempo provocou o amadurecimento do partido, sem a perda ideológica. "Somos o mesmo partido, mas com outra responsabilidade", afirmou. "Hoje é dia de comemorar em 1º lugar e refletir e saber o que se passou. Temos que respeitar nossa origem".

Wilson Jayme e Walber estão no PT desde o início da década de 80, quando o partido foi criado.

Nos siga no Google Notícias