ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

PT é o 1º a definir data da convenção em MS; PMDB dependerá da Copa

Josemil Arruda | 04/06/2014 15:10
Delcídio diz que convenção estadual do PT será no dia 27 de junho (Foto: arquivo)
Delcídio diz que convenção estadual do PT será no dia 27 de junho (Foto: arquivo)

O PT é o primeiro dos grandes partidos de Mato Grosso do Sul a definir a data da convenção regional que sacramentará as decisões sobre candidatos e coligações eleitorais. “Vamos fazer no dia 27 e reuniremos todos os partidos nesse dia”, informou o senador Delcídio do Amaral, pré-candidato petista ao governo do Estado.

Embora Delcídio tenha falado em convenções de todos os partidos aliados no mesmo dia e local, o presidente regional do PT, Paulo Duarte, explicou que os futuros coligados já terão realizado seus eventos formais e estarão presentes apenas para “confirmar adesão”. Indagado sobre o local da convenção do PT, Duarte disse que ainda não está definido.

Segundo o senador, onze partidos já estão fechados para a aliança em torno de sua candidatura ao governo (PT, PR, PDT, PP, PTB, PROS, PV, PC do B, PSL, PTC e PRP) e ainda há possibilidade de adesão de mais três ou quatro legendas.

Em que pese os tucanos ainda não terem batido o martelo, é provável que realizem sua convenção estadual no dia 28. “Estamos pensando em fazer no dia 28 e aí todos os partidos que nos apoiam devem fazer também e no mesmo local”, informou o deputado federal Reinaldo Azambuja, revelando que até agora considera fechados com seu projeto político PPS, PSD, DEM e SDD.

Já o PMDB está dependendo da definição sobre o jogo do Brasil, caso passe para as oitavas de final da Copa do Mundo em primeiro ou segundo lugar no Grupo A, para marcar a data da sua convenção regional. “Na sexta-feira vamos ter reunião para definir. A ideia é fazer dia 28 ou 29, dependendo do jogo do Brasil”, revelou Oswaldo Mochi Júnior, presidente regional do partido.

Indagado se todos os partidos aliados vão fazer convenção na mesma data e local que o PMDB, Mochi respondeu: “Cada partido escolhe seu dia e local”. Por enquanto, na contabilidade de adesões dos peemedebistas, estão o PSB, PT do B, PRB, PEN e PTN.

O prazo legal para realização de convenções partidárias para escolha de candidatos e celebração de coligações começa no próximo dia 10 de junho e vai até o dia 30.

Nos siga no Google Notícias