ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Política

PT e PMDB terão mais tempo de propaganda eleitoral nas eleições

Jeozadaque Garcia e Wendell Reis | 22/03/2012 18:17

Donos das duas maiores bancadas na Câmara dos Deputados, PT e PMDB serão os partidos com mais tempo de exposição durante a propaganda eleitoral gratuita, que começa no dia 21 de agosto e segue até 4 de outubro, nas rádios e televisões, segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Com 88 deputados federais, o PT, que já confirmou Vander Loubet como pré-candidato em Campo Grande, terá no mínimo 3min46s52 de propaganda eleitoral. Já o PMDB, que elegeu 78 parlamentares e tem Edson Giroto na disputa, tem garantidos 3min23s13.

O tempo é calculado de acordo com o desempenho da legenda na última eleição. Dez minutos - um terço - de toda a exposição são divididos, igualitariamente, entre os candidatos, independente do partido. Já os outros dois terços são calculados de acordo com a representatividade na Câmara Federal.

A duração da propaganda desses partidos pode aumentar de acordo com as coligações. Por isso, partidos com maior tempo de exposição são os mais cobiçados para compor chapa com os que confirmaram pré-candidatos.

O PSDB, que deve lançar Reinaldo Azambuja para prefeito em Campo Grande, dispõe de 2min26s99 e é cobiçado pelo PMDB. Já o DEM, de Luiz Henrique Mandetta, tem 1min40s58 e está dividido entre PMDB e o próprio PSDB.

PP e PR têm no mínimo, cada um, 1min35s90. O primeiro pode lançar o deputado estadual Alcides Bernal para o pleito, e o segundo, como não tem pré-candidato, deve caminhar ao lado do PMDB nas próximas eleições.

Ainda conforme o TRE, as propagandas de prefeito e vice serão veiculadas às segundas, quartas e sextas-feiras. Às terças, quintas e sábado são transmitidas as dos vereadores.

Como não participaram da última eleição, PSD e PPL não têm tempo de exposição.

Nos siga no Google Notícias