ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

PT mantém apoio, mas critica interinos e alerta Bernal "para pouco tempo"

Antonio Marques e Edivaldo Bitencourt | 15/09/2015 09:54
Prefeito da Capital sob pressão de aliados (Foto: Fernando Antunes)
Prefeito da Capital sob pressão de aliados (Foto: Fernando Antunes)

O PT criticou o prefeito da Capital, Alcides Bernal (PP), pela nomeação de interinos. Para a cúpula do partido, ele tem pouco tempo, pouco mais de um ano no comando do município, e ainda fica perdendo tempo ao retardar a nomeação de titulares. 

Depois de quase 20 dias de governo na prefeitura de Campo Grande, o prefeito Alcides Bernal (PP) não conversou com o Partido dos Trabalhadores sobre a possibilidade da legenda compor sua nova gestão, o que provocou uma nota oficial do partido, assinada pela direção municipal, bancada dos vereadores e direção executiva regional de Mato Grosso do Sul.

Na nota, o PT diz reconhecer a legitimidade da administração de Bernal e que lamenta a interrupção de seu mandato, mas cita instabilidade política e frisa que a prioridade é “ajudar Campo Grande a superar a grave crise político-administrativa”. O partido estaria disposto a contribuir para recuperar a normalidade política e administrativa do município. “Somos contrários a política de secretariado interino. Temos tão pouco tempo de gestão, por isso é necessário estabilidade política administrativa”, comentou a presidente do PT de Campo Grande, Maria Rosana Gama.

Até o momento, o prefeito só definiu quatro secretários definitivos: Paulo Pedra (Governo), Disney Fernandes (Planejamento), Ricardo Ballock (Administração) e Ivandro Fonseca (Saúde). As secretarias de Receita (Disney Fernandes) e de Meio Ambiente (Rui Nunes) estão sob o comando de interinos, assim como a Agetran (Elídio Pinheiro Filho), Agência de Regulação (Ritva Vieira) e o Planurb (Dirceu Peters). Seis secretarias estão sem chefe, incluindo-se pastas importantes, como Obras, Educação e Assistência Social.

O secretário de Governo Paulo Pedra reconhece que não houve conversa com a direção do PT municpal, apenas com os vereadores, que para ele, “são companheiros de primeira hora. Queremos o PT com a gente”, afirmou ele, alegando que faltaria apenas um entendimento “entre nós e eles.”

Pedra lembrou que o PT apoiou Alcides Bernal no segundo turno das eleições de 2012, participou da primeira parte da gestão e foi fundamental na volta do prefeito eleito ao cargo. “Vamos acertar isso, conversar com os vereadores e com a direção do partido para que eles estejam na base e participando do governo”, declarou o secretário do Governo.

Maria Rosana disse que respeita o momento do prefeito e a forma como ele faz os encaminhamentos. “Mas não podemos aceitar declarações de que algumas secretarias estariam dependendo de consenso interno do PT”, ressaltou ela, lembrando que não houve conversa com o partido sobre o assunto.

A vereadora Thais Helena (PT) considerou a nota do partido uma forma de demonstrar que o prefeito tem liberdade para escolher seu secretariado, sem qualquer preocupação em atender o partido. Para ela, ficou claro que o colega Marcos Alex havia declarado publicamente a possibilidade de o PT manter o mesmo espaço ocupado na administração anterior, comandando as secretarias de Infraestrutura e Assistência Social.

Entretanto, Thais Helena destacou que não houve diálogo com a instância partidária, que também tem outras preocupações, como a recuperação do equilíbrio financeiro da administração municipal, soluções para as urgências do momento (coleta do lixo, merenda escolar e negociação salarial com professores e médicos).

A petista questionou o fato de o Bernal decidir nomeações interinas em secretarias importantes, o que poderia prejudicar o andamento dos trabalhos nestas pastas. “Por isso, demos liberdade ao prefeito de fazer a escolha definitiva. Não estamos pleiteando cargos, mas vamos dar todo apoio à gestão”, reiterou Thais Helena.

Mesmo sem a ocorrência do diálogo necessário, a presidente do PT municipal disse estar à disposição para auxiliar no sentido de a gestão poder superar os problemas, restabelecer a normalidade. “Nosso partido tem quadros para contribuir com a administração, mas isso independe de nosso apoio à gestão do Bernal”, ressaltou.

Nos siga no Google Notícias