ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

PT quer Força Nacional apaziguando conflito por terras

Redação | 10/11/2009 11:02

A bancada do PT na Assembléia Legislativa deve solicitar nos próximos dias, ao Ministério da Justiça, apoio da Força Nacional para apaziguar os conflitos entre índios e fazendeiros em Mato Grosso do Sul.

Para ser encaminhada em nome da Casa, a solicitação precisa ser aprovada em plenário.

Os parlamentares afirmam que o clima de tensão está instalado, principalmente na fronteira, e que só a Polícia Federal não consegue conter os desentendimentos motivados pelos estudos antropológicos para demarcação.

O deputado Pedro Kemp (PT) ocupou a tribuna da Casa nesta manhã para pedir empenho das autoridades do Estado na mediação dos conflitos.

"Todos precisamos nos empenhar de maneira definitiva para resolver o conflito entre índios e fazendeiros", disse, afirmando ter informações de que a Funai (Fundação Nacional do Índio) deve retomar os estudos antropológicos em breve.

Kemp também afirmou que os fazendeiros estão se armando e organizando para não permitir que os trabalhos ocorram.

O deputado criticou a postura do governador André Puccinelli (PMDB), que segundo ele, ao invés de estimular a paz, insufla a guerra entre as duas partes.

"Precisamos de alguém que faça a ponte, que possa estabelecer essa mesa de diálogo, para que não aconteça uma tragédia. A melhor pessoa seria o governador do Estado, mas ao invés de promover a paz, ele provoca o dissenso", disparou o parlamentar, lembrando que Puccinelli estimulou os índios de Dourados a "prender" a administradora da Funai, Margarida Nicoletti.

"O que está acontecendo é muito grave, tem dois índios desaparecidos. O governador vai até lá, coloca o cocar na cabeça, acho isso ridículo, ele tem que ter consciência do cargo que ele exerce. A comunidade guarani-kaiowá está muito tensa", afirmou, destacando que a ação do governador pode ter insuflado índios a acampar em frente à Funai.

O deputado Paulo Corrêa (PR) saiu em defesa de Puccinelli, afirmando que o governador tem feito importantes investimentos nas aldeias.

"A Funai não faz absolutamente nada. Por outro lado, o governador entrega sementes, escolas, patrulha mecanizada", declarou.

O tucano Reinaldo Azambuja também tem criticado a forma como as reivindicações dos índios têm sido feitas. "A Funai junto com essas ONGs, ao invés de cumprir com o seu papel de cuidar do índio, tem os colocado em situação de risco, incitando-os a invadir fazendas, destruir benfeitorias, causando prejuízos para os produtores", atacou.

O deputado Zé Teixeira também ocupou a tribuna para defender o governo. Ele disse que Puccinelli foi ovacionado pelos índios, durante sua passagem por Dourados, e que tem investido na qualidade de vida nas aldeias.

Também disse que "a corda sempre arrebenta do lado dos produtores", enfatizando que eles precisam conviver com o câmbio, questões climáticas e os impostos.

"Quem não defende o que tem não merece ter. Quem está criando a baderna são os mandatários", criticou, referindo-se ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para Zé Teixeira, o erro está em dizer que os produtores não são donos de suas terras, e ao mesmo tempo cobrar dos fazendeiros valores referentes ao ITR (Imposto Territorial Rural) e Imposto de Renda.

Nos siga no Google Notícias