ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Puccinelli diz que não vai pagar indenização a produtor

Redação | 30/09/2008 10:25

O governador André Puccinelli contestou hoje as declarações do presidente da Funai, Márcio Meira, sobre a possibilidade do Estado pagar as indenizações a fazendeiros que tiverem área demarcada em Mato Grosso do Sul, referentes à terra nua.

Puccinelli garante que, mesmo que tivesse dinheiro, não arcaria com essa despesa, que na avaliação dele é responsabilidade federal.

O governador voltou a defender um convênio com a União, para garantir o pagamento aos produtores rurais, incluindo benfeitorias e o valor da terra nua. O governo federal repassaria o dinheiro ao Estado, que então ressarciria os fazendeiros.

Sobre as indenizações, Márcio Meira disse que esse detalhe não vai ser repassado na instrução normativa, justamente porque existe uma base legal que impede.

Ele voltou a falar que governo de Mato Grosso do Sul e governo federal devem buscar mecanismos para que os proprietários de boa-fé possam receber.

Na avaliação de Meira, a Constituição reza que cabe à Funai pagar as indenizações pelas benfeitorias de boa-fé, somente. Isso cobre só a casa, cabeças de gado, plantação, não a terra nua.

Sobre a área, o presidente do órgão defende que o estado de Mato Grosso do Sul defina outra forma de indenizar os proprietários, porque eles foram levados a ocupar territórios indígenas durante a colonização, incentivados pelo governo.

Ele citou exemplo do Rio Grande do Sul, onde o Estado pagou as indenizações pela terra nua.

Nos siga no Google Notícias