ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Puccinelli diz que prefeitos precisam trabalhar mais

Redação | 17/08/2009 14:39

Lembrando da parábola da cigarra e da formiga e sem citar nomes, o governador André Puccinelli afirmou, nesta segunda-feira, no Sebrae, que tem ajudado os municípios na área de custeio de acordo com a capacidade do Governo, mas que alguns prefeitos precisam reclamar menos e trabalhar mais.

"Tem prefeito que precisa cantar menos como cigarra e trabalhar mais como formiga", afirmou.

Governo do Estado e Prefeitura sofrem um violento impacto financeiro em decorrência da crise financeira mundial e da queda na arrecadação de ICMS referente ao gás natural boliviano.

Alguns prefeitos já admitem a possibilidade de não ter dinheiro para pagar o 13º salário. Em Naviraí, Costa Rica e Chapadão do Sul, o expediente foi reduzido respectivamente pelos prefeitos Zelmo de Brida, Jesus Baird e Jocelito Krug. Os três também adotaram outras medidas de contenção de gastos.

Puccinelli afirmou que a dificuldade que as prefeituras têm são a mesma que o governo. "A redução do FPM é a mesma que tivemos de FPE", exemplificou.

Em julho, as contas do governo do Estado (receitas menos despesas) terminaram com déficit de R$ 10 milhões. Já o déficit acumulado de janeiro a julho é de R$ 38 milhões.

Puccinelli afirmou que acha difícil resolver o problema do subfaturamento do gás natural boliviano ainda neste ano. Segundo o governador, a Petrobras encontrou um mecanismo para pagar menos ICMS pelo gás, através de um sistema de transferências. O pagamento é feito na origem, ou seja, em Mato Grosso do Sul, já que o gás chega ao país por Corumbá (426 km de Campo Grande).

Nos siga no Google Notícias