ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Puccinelli e governadores discutem criação da Ferrosul

Redação | 06/11/2009 16:11

Os governadores do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) vão discutir a criação da Ferrosul, uma operadora pública de propriedade dos quatro estados, para atuar a partir da plataforma da Ferroeste.

Este é um dos assuntos do encontro do governador André Puccinelli (PMDB) com os representantes do Paraná, Roberto Requião (PMDB), de Santa Catarina, Luiz Henrique Silveira (PMDB), e do Rio Grande do Sul, Ieda Crusius (PSDB). A reunião será dia 18 no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, na Capital.

Puccinelli começará a articular uma proposta de mudança no FPE (Fundo de Participação dos Estados). Eles também vão discutir o andamento da criação da Companhia de Desenvolvimento do Codesul e a reestruturação do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), pelas Procuradorias-Gerais dos estados do conselho. Será assinado um protocolo de intenções para o desenvolvimento do comércio exterior entre os membros das redes Codesul e Zicosul, além de outras parcerias.

Outro assunto abordado na reunião será o Plano Agrícola Codesul 2010, que será apresentado pelo governador do Paraná, Roberto Requião. Serão desenvolvidas ações especiais em torno da produção agrícola para o próximo ano, com a expectativa de produção de 75 milhões de toneladas de grãos no Brasil. O planejamento dessas ações serão feitas pelo consellho em conjunto com o BRDE, além de envolvimento de técnicos, lideranças agrícolas, secretários estaduais de agricultura e bancadas estaduais e federais dos quatro estados.

Nos siga no Google Notícias