ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Puccinelli firma comissão conjunta para viabilizar projetos com o Paraguai

Kleber Clajus | 17/02/2014 15:14
Encontro foi pautado pela necessidade de se ampliar a integração entre o Estado e o país vizinho (Foto: Assessoria / Rachid Waqued)
Encontro foi pautado pela necessidade de se ampliar a integração entre o Estado e o país vizinho (Foto: Assessoria / Rachid Waqued)

No encerramento da reunião entre o governador André Puccinelli (PMDB) e o presidente do Paraguai, Horácio Cartes, ficou definida a criação de uma comissão conjunta para avaliar projetos de integração entre o Estado e o país vizinho. O encontro ocorreu, nesta segunda-feira (17), no Palácio do Governo, em Assunção.

A equipe de trabalho deve ser composta por representantes de ambos os lados e tem por objetivo tornar mais competitiva a indústria, uma vez que os custos de produção no país vizinho são 35% mais baixos. O diálogo, que estabeleceu o grupo, durou mais de uma hora.

Representando o Estado na comissão estarão os secretários estaduais de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, e do Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia, Carlos Alberto Negreiros Said de Menezes, além da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul). Já por parte do governo paraguaio participam o vice-presidente, Juan Afara, os ministros de Indústria e Comércio, Gustavo Leite, e de Obras Públicas e Comunicação, Ramón Jiménez.

“Entendemos que cada vez mais os empresários brasileiros estão prontos para investir e, hoje, temos certeza que produzir no Paraguai deixa os nossos produtos mais competitivos para vender no Brasil graças ao baixo custo da energia e às regras mais simples na área de tributos", disse o presidente da Fiems, Sérgio Longen, via assessoria de imprensa.

No encontro, o presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária), Eduardo Riedel, apresentou o estudo "Centro-Oeste Competitivo", realizado em conjunto com a Fiems, sobre as obras necessárias para o desenvolvimento do Estado e sua integração com países de fronteira, como o Paraguai.

Dentre as propostas estão à construção de uma ponte entre Porto Murtinho (MS) e a cidade paraguaia de Carmelo Peralta, além da necessidade de se consolidar a implantação do corredor bioceânico interligando o Centro-Oeste, por meio dos portos chilenos de Antofagasta e Iquique, ao mercado asiático.

Puccinelli elogiou o trabalho das federações ao “projetar uma matriz com eixos de integração, para permitir a redução dos custos logísticos e aumentar a competitividade do Estado”.

Também esteve presente na comitiva o secretário estadual de Obras Públicas e Transportes, Edson Giroto.

Continuidade - O governador retorna no final do dia para o Estado, no entanto a partir de amanhã (18) até o dia 20 de fevereiro, irá acontecer uma “missão empresarial” em Assunção, com o objetivo de aproximar e viabilizar parcerias entre empresas do Estado e do Paraguai.

Este evento organizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) com apoio do CIN (Centro Internacional de Negócios) terá a participação de empresários do Estado e do restante do país. No encontro irão representantes dos setores de alimentos, automotiva, metalmecânica, moveleira, tecnologia da informação e têxtil e vestuário.

Nos siga no Google Notícias