ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Política

PV quer candidato próprio ao governo, mas estuda apoios

Redação | 29/05/2010 13:57

A executiva nacional e estadual do PV esteve reunida na manhã deste sábado para debater os rumos dos "verdes" nas eleições 2010. Com o nome da senadora Marina Silva (PV-AC) como pré-candidata à presidência, o partido estuda a hipótese de lançar candidatura própria ao governo do Estado, para fortalecer o palanque da senadora.

Com a presença do presidente nacional, José Luiz Penna, dirigentes e militantes debateram os temas em um hotel da Capital. Antes da reunião, em entrevista coletiva, o presidente garantiu que haveria uma decisão a ser tomada pelo PV. Ao término, a decisão foi apenas de que: "o que o diretório estadual decidir, o nacional apóia".

Penna comentou que o partido lançará candidatos em 8 estados: Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Rio de Janeiro. Neste, o centro das atenções é a candidatura do deputado federal Fernando Gabeira, que estuda alianças com o PSDB e o PT carioca.

No encontro, dirigentes do Estado, Mato Grosso, Goiás e Tocantins.

No Estado a situação dos verdes não chega a tal ponto. No final do ano passado foi anunciado a possível candidatura do suplente de vereador Eduardo Romero, que não foi adiante. Depois, manteve conversas com o PTB e o PCdoB para montar um bloco nas chapas proporcionais. O PTB nacional anunciou apoio a José Serra (PSDB) e o estadual à reeleição do governador André Puccinelli (PMDB). O PCdoB tem orientação nacional para apoiar a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, e seu diretório estadual votou indicativo para apoiar a candidatura de José Orcírio (PT).

Na reunião também compareceram o presidente em exercício, vereador Marcelo Bluma, e Carlos Leite, que apesar de ser o presidente regional, mora na Bahia. Mas ele disse que agora passará um tempo no Estado: "Agora é campanha, né?", explicou-se.

Bluma ressaltou que caso tenham de escolher apoiar a candidatura de Orcírio ou de Puccinelli, nenhuma é o ideal: "Nenhum dos dois é uma loira de olhos azuis, nosso melhor candidato seria um do PV", comentou.

O destino do partido será decidido apenas após as convenções partidárias, marcadas para o dia 26 de junho. A meta é conseguir emplacar deputados federais na sigla, para manter a representação nacional, de acordo com Penna: "Se eleger um governador, todos os senadores e deputados estaduais, mas nenhum federal, o partido fica vazio, sem tempo de TV e verba do fundo partidário", ressalta.

Até a decisão, Bluma disse o apoio do PV não é moeda de troca: "Não temos valores para definir apoio. O PV do Estado não trabalha assim", garante..

Nos siga no Google Notícias