ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Reajuste de 22 mil servidores municipais será votado hoje pelo Legislativo

Alberto Dias | 12/05/2016 08:04

A Câmara Municipal votará na sessão desta quinta-feira (12) o reajuste dos 22 mil servidores municipais de Campo Grande. Conforme a assessoria da casa de leis, os parlamentares apreciarão ainda o projeto para criação de tabela salarial dos médicos do município e também o reajuste dos profissionais de educação, em greve desde 31 de março.

Na segunda-feira (9), o prefeito Alcides Bernal (PP) confirmou que o reajuste dos servidores municipais será mesmo de 2,79% "em virtude do período eleitoral". Bernal lembrou que o projeto de lei está na Câmara Municipal desde a semana passada e que aguarda a aprovação para poder reajustar os salários.

"O aumento poderia ter sido de 9,57% porque a lei autorizava até o dia 5 abril, no entanto eles rejeitaram", disse, referindo-se aos grupos sindicais contrários ao índice e também aos vereadores que reprovaram o PL em 5 de abril. Segundo ele, não há nada que possa ser feito.

Do outro lado da questão, o presidente do Sisem (Sindicato dos Servidores Municipais de Campo Grande) se reuniu com vários parlamentares e pediu algumas emendas ao projeto, com o objetivo de melhorar o índice. A versão final será conhecida da sessão que começa às 9 horas.

Para os professores da Reme (Rede Municipal de Ensino) o reajuste será de 3,31%, conforme previsto da Lei 5.411/14, a chamada "Lei do Piso". A afirmação partiu do prefeito, em coletiva à imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (11). O índice põe fim também à greve da parcial categoria que atinge 30% das escolas da Capital.

Histórico - O projeto de reajuste linear para o funcionalismo municipal foi votado em 5 abril, na sessão subsequente à entrega dele na casa de leis. No dia, entidades ligadas aos administrativos da educação, guardas municipais e enfermeiros foram à Câmara para pedir por melhorias – somente o Sisem (Sindicato dos Servidores Municipais) reivindicava alteração no índice para 11,06%, o que travou a discussão.

Em virtude das divergências, os vereadores suspenderam a sessão, retomando-a à noite, quando decidiram barrar o projeto. Dia 5 era o último prazo para a tramitação do reajuste, de acordo com a regra eleitoral. Com o projeto rejeitado, o prefeito disse que não poderia conceder tal percentual, baixando-o para 2,79%. 

Nos siga no Google Notícias