ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Política

Receita cresce só 3% e Scaff vê dificuldade em dar reajuste salarial

Josemil Arruda | 21/04/2014 10:57
André Scaff, ao lado do prefeito, vê dificuldade até de repor perda inflacionária (Foto: arquivo)
André Scaff, ao lado do prefeito, vê dificuldade até de repor perda inflacionária (Foto: arquivo)

O secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento da Prefeitura de Campo Grande (Seplanfic), André Scaff, prevê dificuldade em dar reajuste salarial para os servidores municipais neste ano. “Nesse mês que vem tem data-base salarial e as contas da prefeitura não estão boas para conceder reajuste este ano”, informou ele.

Questionado se poderá ser dado reajuste pelo menos de recuperação da perda inflacionária, que nos últimos 12 meses, até março, teve índice acumulado de 6,59% pelo IPCA, o secretário Scaff respondeu: “Estamos trabalhando para tentar dar pelo menos a inflação”.

As negociações salariais com as categorias já estão em curso. As conversações vêm sendo conduzidas pelo secretário municipal de Administração, Waltemir de Britto, com apoio do secretário-adjunto da Seplanfic, Ivan Jorge.

“Já tivemos reuniões com as principais categorias, como professores, médicos e engenheiros, que têm peso maior na folha de pagamento, correspondendo a quase 50% do total”, informou André Scaff.

A dificuldade financeira de conceder reajuste neste ano, segundo Scaff, foi provocada pelo crescimento arrecadatório abaixo da inflação. “A receita aumentou só 3% em relação ao ano passado”, revelou o secretário. Os servidores querem reajuste de 25%.

No caso do IPTU, conforme Scaff, a situação foi pior porque além do “congelamento”, não houve mudança na planta genérica. “Assim, quem fez um puxado ou foi beneficiado por uma alteração no bairro ficou com o mesmo valor do IPTU. Houve muita perda com isso e não dá para recuperar de uma hora para outra”, revelou.

Melhorias à vista – A recuperação da arrecadação municipal, na avaliação de André Scaff, já está sendo sentida neste primeiro mês da gestão do prefeito Gilmar Olarte (PP), embora considere que um avanço maior só ocorra no ano que vem.

“Esse ano a receita de ISS já começou a se recuperar, com o destravamento da Semadur, que agora está liberando licenças com mais rapidez, fazendo surgir novos loteamentos e empreendimentos”, apontou o secretário. Para ele, tanto a receita de ISS quanto de IPTU tiveram um crescimento de 10 a 12%.

Nos siga no Google Notícias