ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 22º

Política

Recém criado, Paraíso das Águas corre risco de perder território para Chapadão

Zemil Rocha | 11/03/2013 18:28
Paraíso das Águas só passou a existir oficialmente este ano (Foto: Arquivo)
Paraíso das Águas só passou a existir oficialmente este ano (Foto: Arquivo)

Um projeto de lei deve causar muita polêmica na Assembleia Legislativa nas próximas semanas.Trata-se de uma proposta do deputado estadual Paulo Corrêa (PR), que prevê o remembramento de área do município de Paraíso das Águas ao território de Chapadão do Sul, do qual se originou. Recentemente criado, o município de Paraíso das Águas tornou-se o 79ª município de Mato Grosso do Sul.

A preocupação com o projeto é tão grande que o presidente da Assembleia, deputado Jerson Domingos (PMDB), discutiu a proposta esta manhã com o governador André Puccinelli. “Certamente é um projeto que abrirá uma discussão bastante extensa”, revelou Jerson, sem querer, contudo, antecipar sua opinião sobre a matéria.

O projeto está sendo analisado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, tendo como relator seu presidente, o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB). Informações preliminares indicam que Trad deverá dar parecer pela inconstitucionalidade do projeto, visto que a área que deixou de ser de Chapadão do Sul para pertencer a Paraíso das Águas passou por toda um roteiro legal, incluindo aprovação das populações afetadas com plebiscito realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Paraíso das Águas começou a existir oficialmente como município no dia 1º de janeiro de 2013. Atualmente com cerca de quase 5 mil habitantes, Paraíso das Águas foi transformado em município no dia 3 de dezembro de 2009. São 62 km de distância de Costa Rica em estrada de terra. A distância aumenta quando o percurso é feito pelo asfalto, chegando a 115 km.

O primeiro prefeito de Paraíso das Águas, Ivan da Cruz Pereira (PMDB), conhecido como Ivan Xixi, foi eleito no ano passado, juntamente com nove vereadores. Paraíso das Águas deve arrecadar entre R$ 1 milhão e R$ 1,2 milhão com impostos por mês.

Nos siga no Google Notícias