ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Política

Recurso contra aliança com PMDB segue para direção nacional do PT

Presidente estadual disse que executiva regional apenas recebeu recurso da corrente Articulação de Esquerda e encaminhou para a nacional; partido entra na eleição dividido em Dourados

Helio de Freitas, de Dourados | 16/08/2016 11:08
Dirceu Longhi, presidente do PT em Dourados (Foto: Divulgação)
Dirceu Longhi, presidente do PT em Dourados (Foto: Divulgação)

Fora da disputa pela prefeitura pela terceira eleição seguida, o Partido dos Trabalhadores, que administrou a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul de 2001 a 2008, segue dividido em Dourados, município a 233 km de Campo Grande.

Oficialmente o partido se aliou ao PMDB, que tem como candidato a prefeito o deputado estadual Renato Câmara, e lançou nove candidatos a vereador. Mas na prática, os grupos internos devem seguir caminhos opostos durante a campanha.

Nesta segunda-feira, a executiva regional do partido recebeu e encaminhou para a direção nacional o recurso apresentado pela corrente Articulação de Esquerda, que defendia candidatura própria e não concorda com a aliança com o PMDB.

O grupo quer intervenção da direção nacional para garantir o ex-reitor da UFGD Damião Duque de Farias como postulante à prefeitura, baseado na resolução do partido que veta alianças com candidatos favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Para os contrários à aliança, Renato Câmara se posicionou a favor do impedimento de Dilma em discurso na Assembleia Legislativa. Damião Farias acusa o PT de se aliar ao golpismo. “O Partido dos Trabalhadores de Dourados, ao apoiar uma candidatura do PMDB, tornou-se aliado do golpismo!”, afirmou.

Ao Campo Grande News, o presidente estadual do PT, ex-deputado federal Antonio Carlos Biffi, disse hoje que o recurso dos petistas douradenses foi endereçado à direção nacional. Por isso a executiva regional apenas recebeu o documento e encaminhou para a nacional. Não existe previsão de quando o recurso será julgado.

O vereador Dirceu Longhi, presidente do PT em Dourados, disse que o partido não tinha estrutura para lançar candidato próprio e teria dificuldade até mesmo para fechar a chapa de candidatos à Câmara.

Longhi liderou a campanha pela aliança com Renato Câmara e foi vitorioso na convenção, mas existe um terceiro grupo, que defendia coligação com a candidata do PR à prefeitura, a vereadora Délia Razuk.

Nos siga no Google Notícias