ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Política

Rede de Controle da Gestão Pública sugere auditoria externa no TJ e Assembleia

Marta Ferreira | 23/03/2011 09:30

A Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso do Sul deliberou, em sua 10ª reunião ordinária, na última sexta-feira, o encaminhamento de solicitação para que a Assembléia Legislativa e o Tribunal de Justiça aceitem passar por auditoria externa de todas as operações e demonstrativos contábeis, fiscais, financeiros, econômicos e de gestão administrativa.

O pedido é especialmente em relação aos últimos quatro anos. A auditoria externa, segundo a Rede de Controle, precisa ser realizada por pessoa jurídica de conceituação renomada e experiência reconhecida nacionalmente. Ao final, os resultados devem ser amplamente divulgados à sociedade em geral, segundo a deliberação.

A solicitação foi encaminhada, via ofício, para os presidentes da Assembleia Legislativa, Jerson Domingues, e do Tribunal de Justiça, Luiz Carlos Santini.

No ano passado, os dois poderes foram alvo de denúncias de mau uso de recursos públicos, após gravações surgidas durante a Operação Uragano, que levou à renúncia do então prefeito de Dourados, Ari Artuzi, e envolveu a maior parte dos vereadores da Câmara da cidade. Foi isso que motivou a decisão da Rede, alguns meses depois do escândalo estourar.

Segundo foi divulgado pelo MPF (Ministério Público Federal), que integra a Rede, os órgãos e instituições que compõem a Rede de Controle colocaram-se à disposição para colaborar e acompanhar os trabalhos a serem realizados pela auditoria externa.

A solicitação não produz efeitos judiciais. Os presidentes das duas instituições decidem se irão realizar ou não a auditoria.

O que é a Rede- A Rede de Controle da Gestão Pública foi lançada em 25 de março de 2009, em Brasília. É formada por instituições de abrangência nacional, como Tribunal de Contas da União, Ministério Público Federal, Advocacia Geral da União, Conselho Nacional de Justiça, Banco Central , Controladoria-Geral da União, Ministério da Fazenda , Ministério da Justiça, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ministério da Previdência Social, e Tribunal Superior Eleitoral).

Em Mato Grosso do Sul, fazem parte ainda o Ministério Público do Estado, a Polícia Federal e a Receita Federal, dentre outros. O objetivo é unir esforços na defesa do patrimônio público e social e da probidade administrativa, adotando atitudes concretas.

Confira abaixo o teor do ofício:

oficio ao TJ.pdf

Nos siga no Google Notícias