ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Reeleito senador, Delcídio teve mais votos que André

Redação | 03/10/2010 20:10

Reeleito em votação recorde, com mais de 820 mil votos, o senador Delcídio do Amaral (PT) vai para o segundo mandato, já de olho nas eleições de 2014, quando pretende disputar o governo de Mato Grosso do Sul.

Bastante realizado com os números que o reelegeram novamente ao Senado Federal, Delcídio disse ao Campo Grande News que o resultado da votação recorde se deve ao trabalho, humildade e presença em tudo que faz a favor de Mato Grosso do Sul.

Na nova legislatura, é pretensão do petista priorizar saúde e educação aos sul-mato-grossenses. Ele também adianta que, por seu vasto currículo de engenheiro elétrico, caso seja convidado a ser titular do Ministério de Minas e Energia, o convite será recusado.

"Quero ser senador e governador para Mato Grosso do Sul", frisa Delcídio, afirmando que acredita na vitória de Dilma Rousseff à Presidência da República, mesmo que dispute o segundo turno contra o tucano José Serra.

A respeito de seu novo companheiro no Senado, o atual deputado federal Waldemir Moka (PMDB), Delcídio comenta que "o Moka é um parlamentar experiente e muito trabalhador. Creio que ele será meu companheiro no Senado, principalmente companheiro da Dilma".

Sobre planos políticos futuros, o petista já confirma sua candidatura à disputa do governo de Mato Grosso do Sul nas eleições de 2014. "Quero firmar meu trabalho como senador para disputar o governo do Estado nas próximas eleições".

Apesar de ter votado em Corumbá, o senador petista já está em Campo Grande.

Currículo - Delcídio do Amaral nasceu em Corumbá no dia 8 de fevereiro de 1955, estudou em São Paulo, onde concluiu o segundo grau e se formou em Engenharia Elétrica em 1978. A partir daí iniciou sua carreira profissional no setor elétrico, especializando-se em questões de energia, sempre como engenheiro em empresas e usinas que o levariam a conhecer o Brasil e o mundo.

Recém formado, esteve na Usina de Paulo Afonso, na Bahia. Aos 28 anos assumiu o cargo de engenheiro encarregado da supervisão da construção e montagem da Usina de Tucuruí, no Pará.

Depois de viver dois anos na Europa, trabalhando na Shell, voltou ao Brasil e retomou uma carreira de sucessos. Foi diretor da Eletrosul em 1991 e em março de 1994 ocupou a Secretaria Executiva do Ministério das Minas e Energia, cargo onde permaneceu até setembro daquele ano.

No final do governo Itamar Franco, torna-se ministro de Minas e Energia, de setembro de 1994 a janeiro de 1995. Ele também assumiu a diretoria de Gás e Energia da Petrobras, sendo obrigado a lutar corpo a corpo com a crise de energia de 2000/2001.

Em 2002, com 47 anos, foi eleito senador com 73.417 votos. No Senado ele foi líder do PT em 2005 e em setembro de 2006, foi escolhido um dos 15 melhores senadores do país, recebendo o Prêmio Congresso em Foco. Em 2008, foi escolhido para o cargo de relator geral da Comissão Mista do Orçamento de 2009.

Nos siga no Google Notícias