ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Política

Reforma política é tema de conferência na quinta-feira em Campo Grande

Fabiano Arruda | 12/06/2011 18:54

Deputados integrantes da Comissão Especial de Reforma Política na Câmara Federal estarão em Campo Grande na próxima quinta-feira para debater o tema em conferência regional, que será realizada às 19 horas na Assembleia Legislativa.

As presenças do presidente da Comissão Especial da Reforma Política, deputado Almeida Lima (PMDB-SE), além dos deputados Alceu Moreira (PMDB-RS) e Iris de Araújo (PMDB-GO), estão confirmadas, segundo informações do diretório do PMDB na Capital.

A conferência vai debater pontos polêmicos da reforma como financiamento eleitoral e partidário, suplência de senador, filiação partidária, coligações, reeleição e fidelidade partidária.

Reforma - Emperrada há décadas, a Reforma Política parece ter começado a ser discutida de forma prioritária pelo Legislativo.

Câmara e Senado formaram comissões para apresentar uma proposta sobre o tema, a começar pelo sistema eleitoral. Entre os deputados, são sete os principais itens discutidos.

A comissão especial criada pelo Senado já aprovou o financiamento público de campanha. Se for aprovado pelo Congresso, os candidatos só poderão receber recursos da União para custear as despesas eleitorais.

Também foi aprovado pelo Senado o modelo de listas fechadas para as eleições proporcionais (deputados e vereadores). Pelo sistema, os eleitores passarão a votar nas legendas e não mais nos candidatos.

Ambos ainda dependem de aprovação no plenário.

Nos siga no Google Notícias