ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Reinaldo Azambuja conversa com blogueira cubana Yoani Sánchez

Josemil Rocha | 20/02/2013 17:40
Reinaldo cumprimentando a blogueira
Reinaldo cumprimentando a blogueira

O deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB-MS) foi um dos parlamentares que ciceronearam a blogueira cubana Yoani Sánchez, nesta terça-feira, no Congresso Nacional. Recepcionada por diversos deputados e pela imprensa, Yoani foi convidada a assistir o documentário Conexão Cuba-Honduras, do cineasta baiano Dado Galvão, em que ela critica o governo de Cuba.

“O PSDB defende incansavelmente a democracia e o desenvolvimento social, as liberdades individuais e os direitos humanos”, afirmou Reinaldo Azambuja, ao cumprimentar a blogueira cubana, lamentando que, ainda hoje, existam países que vivem sob ditadura, limitando o direito de ir e vir de seus cidadãos e a liberdade de expressão.
Terminou exigência de permissão para sair de Cuba, decisão governamental que entrou em vigor em 14 de janeiro. Yoani garante, porém, que muitos de seus amigos tiveram os passaportes negados pelo governo do Partido Comunista.

Embora de postura oposicionista, a blogueira defende algumas posições que há décadas são cobradas pelo governo cubano. Durante sua visita ao Congresso, Yoani criticou a prisão da base naval de Guantánamo, no sudeste de Cuba, controlada pelos Estados Unidos e o embargo econômico dos Estados Unidos contra a ilha, em vigor desde 1962. A blogueira disse que o embargo é o argumento usado pelo governo de Cuba para justificar a repressão política sobre os cidadãos e os problemas econômicos da ilha.

Autora do blog "Generación Y", Yoani é considerada uma das principais vozes de oposição ao regime comandado por Raúl Castro. Durante sua passagem por Recife, e Feira de Santana, na Bahia, a blogueira foi hostilizada – chegou a ser impedida de ver o documentário Conexão Cuba-Honduras.

Nos siga no Google Notícias