ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Política

Reinaldo culpa voto secreto por continuidade da multa de 10% do FGTS

Zemil Rocha | 20/09/2013 18:12
Reinaldo defende aprovação da PEC do Voto Aberto no Congresso (Foto: arquivo)
Reinaldo defende aprovação da PEC do Voto Aberto no Congresso (Foto: arquivo)

A manutenção do veto que permitiu a continuidade da multa adicional de 10% sobre o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) foi atribuída pelo deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB) como decorrência da votação secreta, que beneficiária o governo nas deliberações do plenário. Com a decisão do Congresso, o governo assegura arrecadação de mais de R$ 3 bilhões.

“É de admirar como a Câmara e o Senado, que votaram essas matérias por ampla unanimidade numa votação aberta, agora, no voto secreto, mais uma vez a surpresa de nós perdemos por um voto”, disse Reinaldo, que aproveitou a ocasião para defender a PEC do Voto Aberto. “Espero que avance a PEC do Voto aberto, que aí todo eleitor, todo cidadão vai ter condições de acompanhar como vota o seu parlamentar e tenho certeza de que nós teremos aí mudanças significativas quando do voto aberto”, defendeu.

A multa adicional de 10% quando o empregador demite sem justa causa foi criada em 2001 para reforçar o caixa do FGTS e garantir recursos para pagamento de correções de planos econômicos Verão e Collor 1. A ideia inicial era que ela fosse extinta quando a dívida estivesse quitada. No entanto, não foi fixado um prazo na lei para que isso ocorresse e os recursos acabaram se tornando importantes para o caixa do governo federal.

Empresários e representantes da indústria sustentavam que a multa já havia cumprido a função de corrigir desequilíbrio na correção dos saldos das contas individuais do FGTS, já que a última parcela das dívidas geradas com os planos econômicos teria sido paga em junho de 2012. “Tivemos a oportunidade de extinguir aquela multa [...], seria um avanço, seria bom para os empregadores e para os empregados no País”, lamentou Reinaldo.

Nos siga no Google Notícias