ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Reinaldo envia novo modelo administrativo aos deputados até o dia 11

Leonardo Rocha | 03/12/2014 12:10
Novo modelo administrativo de Reinaldo deve chegar a Assembleia até o dia 11 (Foto: Marcos Ermínio)
Novo modelo administrativo de Reinaldo deve chegar a Assembleia até o dia 11 (Foto: Marcos Ermínio)

O governador eleito, Reinaldo Azambuja (PSDB), deve definir seu novo modelo administrativo e conseguir enviar o projeto para Assembleia, até o dia 11 de dezembro, para que haja tempo dos deputados analisarem a proposta e votarem antes do recesso. O projeto será encaminhado pelo atual governador André Puccinelli (PMDB), para que entre em vigor a partir do ano que vem.

O presidente estadual do PSDB, o deputado Márcio Monteiro, confirmou que o grupo de transição já trabalha com este prazo, assim vai adiantar as análises e reuniões com a entidade Movimento Brasil Competitivo, que está prestando consultoria sobre este setor, ao novo governador.

"Nós vamos definir o projeto, para que ele esteja disponível na Casa até o dia 11 e tenha tempo hábil para ser analisado pelos colegas", disse Monteiro. O deputado Paulo Corrêa (PR), representante da Assembleia, na equipe de transição, ressaltou que levou esta mensagem ao grupo.

"Além de participar da reunião, também fui incumbido de pedir a equipe que este projeto chegue na Casa até o dia 10 (dezembro), para que todos possam estudar com calma estas mudanças, antes da votação", explicou ele.

Corrêa definiu como positiva esta primeira reunião, realizada na última segunda-feira (1), que segundo ele, foi muito participativa. "Foi o início para se discutir a divisão e fusão de secretarias, com a intenção de economizar e diminuir custos, os técnicos inclusive vão explicar este trabalho aos deputados", observou.

Entre as possíveis mudanças cogitadas está a incorporação da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) na Secretaria de Educação, a divisão da Seprotur em duas pastas, sendo uma de Agricultura e Pecuária e outra de Comércio, Turismo e Indústria.

A Secretaria de Comunicação faria parte da Casa Civil, tendo esta uma postura mais política de contato direto com a base, partidos e prefeitos. A Secretaria de Governo , por sua vez, faria a gestão de projetos e planejamento do executivo, em uma pasta mais administrativa e técnica.

Entre outras mudanças, haveria a Secretaria de Direitos Humanos e Assistência Social, além dos Recursos Humanos ficando com a Administração. Podem ser incorporadas a outras pastas as atuais Secretarias da Juventude e de Relações Institucionais.

Reinaldo já declarou que a intenção desta reforma (estrutural) é diminuir gastos, com menos secretarias, de 15 para 13, com o objetivo de tornar o Estado mais dinâmico e ágil, além de trazer economia de recursos, que serão investidos em áreas prioritárias, como saúde, segurança e educação.

Deputado Paulo Corrêa participou de reunião e disse que novo modelo irá trazer economia ao Estado (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)
Deputado Paulo Corrêa participou de reunião e disse que novo modelo irá trazer economia ao Estado (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)
Márcio Monteiro ressaltou que o projeto chegará com tempo para os deputados avaliarem (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)
Márcio Monteiro ressaltou que o projeto chegará com tempo para os deputados avaliarem (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)
Nos siga no Google Notícias