ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Política

Relator pede novo prazo para analisar projeto do Tribunal de Contas

Leonardo Rocha | 13/05/2015 13:17
Deputado Lídio Lopes, relator do projeto do TCE, pede novo prazo para analisar proposta (Foto:Ramão Colman - Assessoria)
Deputado Lídio Lopes, relator do projeto do TCE, pede novo prazo para analisar proposta (Foto:Ramão Colman - Assessoria)

O deputado Lídio Lopes (PEN), relator do projeto que prevê criação de cargos no TCE (Tribunal de Contas Estadual), solicitou uma dilação de prazo, para poder apresentar seu parecer sobre a proposta, que quando foi enviada pela primeira vez gerou polêmica na Assembleia. O parlamentar alegou que o Tribunal vai enviar novos documentos que serão anexados ao projeto.

Lídio apresentou esta justificativa na reunião de hoje (13), da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), sendo que o presidente da comissão, o deputado José Carlos Barbosa (PSB), pediu que o deputado apresente então seu parecer na próxima reunião, marcada para semana que vem.

O Tribunal de Contas enviou este projeto que altera o plano de cargos e carreiras da instituição, no começo do ano, no entanto sofreu várias críticas, inclusive o deputado Marquinhos Trad (PMDB) apresentou um estudo apontando irregularidades da proposta. Após esta repercussão, o TCE retirou a matéria para fazer as devidas correções.

Neste início do mês o projeto foi reapresentado constando que os cargos de função de confiança seriam restritos aos servidores efetivos, diferente da primeira versão que usava o termo “ de preferência”, o que poderia abrir “brechas” para o uso destes cargos por servidores comissionados.

Apesar das mudanças, o deputado Marquinhos Trad voltou a dizer que o projeto possuía irregularidades, entre estas, ele citou o fato de que o Tribunal prevê a transformação de cargos em comissão, que segundo o peemedebista se trata de algo inconstitucional. O parlamentar ainda questionou o fato da matéria dizer que não haverá despesas com estas mudanças, mesmo que no projeto tenha um artigo que diz que as “despesas” serão decorrentes de orçamento próprio.

O deputado ainda sugeriu que o Tribunal divulgasse os nomes dos 260 servidores terceirizados que foram exonerados, já que esta questão foi citada no novo projeto enviado a Casa de Leis. A proposta espera esta definição na CCJR, para depois serguir ao plenário e ser votado pelos parlamentares.

Nos siga no Google Notícias